UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

EUA tem 1.529 brasileiros presos e o Japão tem 437


29/05/2009



Secretaria de Comunicação e Divulgação da UGT

Informações do Ministério das Relações Exteriores dão conta de que 3 milhões de brasileiros, vivem fora do País. As três maiores comunidades estão nos Estados Unidos, Paraguai e Japão. Só no território norte-americano, estimativas extra-oficiais apontam a existência de mais de 1 milhão e 200 mil brasileiros. Em terras nipônicas estão outros 317 mil. Ambos os países também registram uma triste estatística. Ocupam o primeiro e o segundo lugares no ranking de nações com maior número de brasileiros em prisões no exterior.

O Japão tem 437 brasileiros presos, segundo números contabilizados nos Consulados de Nagóia e Tóquio. Nos Estados Unidos, o número salta para 1.529, de acordo com levantamento feito pelas autarquias do governo em Boston, Nova York, Miami, Washington, Houston e Chicago. Mas as estatísticas podem ser muito maiores. É que não são todos os casos registrados que são levados ao conhecimento das autoridades brasileiras.

As constantes crises internas no Brasil, muitas delas influenciadas pelas externas(crises) provocaram uma turbulência na estrutura política sócio-econômica brasileiro e com isso o aumento de pessoas desempregadas. A isso somam-se centenas de jovens que saem anualmente das universidades com um diploma nas mãos, mas que encontram dificuldades de ingressar no mercado de trabalho. Parte dessa gente excluída resolve tentar a sorte em outros países. Essa pelo menos é uma das justificativas para o problema social.

A maior parcela dos que procuram emprego fora é daqueles que, sentindo-se excluídos na sua Pátria-Mãe, vão tentar a sobrevivência em outras plagas. Deixaram familiares e amigos e arregaçaram as mangas. Nos países para onde optaram tiveram que trabalhar para sobreviver, alguns até não dispondo de descanso semanal. E com isso, esses trabalhadores brasileiros conseguiam economizar dinheiro e enviar para o Brasil.

Agora me vem a informação de que no Japão existem 437 brasileiros presos. Número bem inferior ao dos Estados Unidos que somam 1.541 detentos. Esses quase 500 brasileiros cometeram diversos delitos no Japão e foram condenados. Foram crimes chocantes, como latrocínio (roubo seguido de morte), com 34 casos, roubo, com 798 além do porte de psicotrópicos,com 209 registros. As causas disso? Envolvimento com más companhias. E isso é profundamente lamentável porque denigre a imagem do brasileiro lá fora.

Marcos Afonso Oliveira é secretário de Divulgação e Comunicação da UGT


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.