28/05/2009
O planejamento de ações e a formulação de estratégias para alavancar o crescimento da central, deram a tônica da reunião dos presidentes das estaduais da UGT (União Geral dos Trabalhadores), reunidos com a diretoria executiva na sede nacional da entidade, nesta quinta-feira, dia 28.
Um dos fatos destacados durante o encontro foi a consolidação da UGT como a terceira maior central sindical brasileira, com base em dados oficiais do Ministério do Trabalho. A central que em 2008 apresentava um percentual de 6,29% de representação, chega em 2009 com um índice de 7,19% assegurando a terceira colocação como a central de maior representatividade no país.
O presidente Ricardo Patah, abriu a reunião e destacou que para esse crescimento ter continuidade os dirigentes devem centrar esforços em atender as necessidades das entidades filiadas, o que a UGT vem fazendo a medida em que suas ações ganham importância no cenário nacional, a exemplo das propostas de combate a crise, ações pela redução da taxa de juros, combate ao desemprego, sem contar a realização de eventos como seminário de 100 anos do sindicalismo.
Durante o encontro os presidentes das UGTs estaduais procuraram destacar as ações que estão sendo desenvolvidas em seus respectivos Estados, e também enfatizaram a importância do seminário sobre os 100 anos do Sindicalismo, que deverá servir de modelo para a realização de outros seminários, a exemplo do que será realizado pela UGT de Minas Gerais, nos próximos dias 4 e 5 de junho em Juiz de Fora.
O encontro contou a presença de representantes de todas UGT´s estaduais: Nindberg Barbosa dos Santos, (Amazonas)
José Alvaro França Rios (Bahia)
Francisco Teonio da Silva (Ceará)
Paulo Cesar Dias de Souza (Minas)
José Francisco de Jesus Pantoja Pereira (Pará)
Luis Gustavo Pádua Walfrido (Pernambuco)
Marcelo de Lima Urbaneja (Paraná)
Paulo Roberto Barck (Rio Grande do Sul)
Alvaro Garcia Sanches Junior (Rio de Janeiro)
João Maria Pereira dos Santos (Rio Grande do Norte)
Waldemar Schulz Junior (Santa Catarina).
UGT - União Geral dos Trabalhadores