21/06/2019
O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira, 21, às 12h54. A estação é marcada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte.
Caracteriza-se também pelas massas de ar frio oriundas do sul do continente, provocando declínio acentuado nas temperaturas, apresentando valores inferiores a 22ºC sobre a parte leste das regiões Sul e Sudeste do País.
Há possibilidade de geadas e nevoeiros no Sul e Sudeste, além de parte do Centro-Oeste, e queda de neve é esperada nas áreas serranas e planaltos da região Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Também há previsão de episódios de friagem nos Estados de Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.
Em 2019, o inverno será com a influência do El Niño. Mesmo fraco, o fenômeno vai desviar as frentes frias e suas massas polares do seu caminho normal sobre a América do Sul. "Isto significa que muitas destas frentes frias não vão conseguir injetar ar frio sobre o Brasil. A região Sul é a que terá mais chuva", destacou a Climatempo.
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento acima do normal da água do mar na porção central e leste do Oceano Pacífico Equatorial . Neste ano, as frentes frias terão dificuldade em avançar pelo interior do Brasil.
Nesta sexta-feira, a temperatura na capital paulista fica entre 16º e 21ºC. No sábado, 22, entre 13º e 24ºC. No domingo, 23, varia entre 13º e 25ºC.
Nesta época, é registrada a diminuição da umidade relativa do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas intencionais ou não e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias.
Segundo a Climatempo, a vegetação também fica muito ressecada neste período do ano.
A estação se encerra na madrugada do dia 23 de setembro, quando dá lugar à primavera.
Fonte: Estadão
UGT - União Geral dos Trabalhadores