29/03/2019
O 3º Mutirão de Emprego, realizado pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo, reuniu cerca de 15 mil pessoas, no Valer do Anhangabaú, para tentar uma das 6 mil vagas de trabalho que foram oferecidas por mais de 30 empresas.
A ação contou com o apoio e a participação do Sindicato dos Padeiros de SP, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), que forneceu os lanches que foram distribuídos para os candidatos e candidatas que, em muitas situações, dormiram na fila ou madrugaram em busca de uma oportunidade de trabalho.
“A Ação tem um caráter social. Nós do Sindicato dos Padeiros sensibilizados com o problema, estamos fornecendo uma média, por dia, de dois mil lanches acompanhados de achocolatado”, explicou Valter da Silva Rocha, secretário Geral do Sindicato dos Padeiros.
“Já tínhamos feito essa parceria com o Sindicato dos Padeiros na entrega dos lanches na edição anterior do mutirão e deu muito certo, foi bem aceito porque muitas dessas pessoas que compareceram e pernoitaram nesta longa e vergonhosa fila do desemprego, na maioria dos casos estão sem ocupação há anos, as vezes sem recursos para pagar a condução ou tomar um café da manhã”, disse Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
O Sindicato dos Padeiros teve participação fundamental também na organização da fila e na orientação dos candidatos. “A quantidade de pessoas que compareceram superou e muito o número de trabalhadores que esperávamos atender, por isso o apoio dos Padeiros foi fundamental em todo esse processo de realização do Mutirão de Empregos”, completou Patah.
UGT - União Geral dos Trabalhadores