01/03/2019
O Sindicato dos Frentistas de Campinas, entidade filiada a UGT, através da equipe da sua subesede de Americana/SP, conseguiu que um posto de combustíveis da cidade reinstalasse um bebedouro com água potável para os trabalhadores do local. A falta do equipamento, segundo a gerência da empresa em razão de defeito técnico, obrigou por quase 30 dias os oito trabalhadores do posto a trazerem de casa a água destinada ao consumo durante o expediente.
De acordo com o diretor sindical Francisco Jr. Tavares Correia, a empresa em menos de uma semana cumpriu a demanda, trazida ao conhecimento do sindicato via denúncia anônima feita por telefone. Ele conta também que a queixa provocou uma força-tarefa dos sindicalistas junto aos demais seis postos da rede, de forma a verificar se esses locais de fato contam com o equipamento, que é obrigatório conforme a norma reguladora nº 24.3.15.1, letra F, segundo a qual “as empresas devem garantir, nos locais de trabalho, suprimento de água potável e fresca em quantidade superior a 1/4 (um quarto) de litro (250ml) por hora/homem trabalho”.
O diretor sindical Elsuede Alves Ferreira, que também participou da operação, explica que é umas principais funções do sindicato fiscalizar e cobrar providências à irregularidades. Ele orienta que os trabalhadores as denunciem, seja pessoalmente, no sindicato, por telefone ou via as redes sociais da entidade. Trabalhadores da base de Campinas e região podem enviar seus relatos para o e-mail presidencia@sinpospetrocampinas.com.br ou pelos telefones (19) 3234-24-47.
UGT - União Geral dos Trabalhadores