29/04/2009
A cada quinze segundos um trabalhador morre, no mundo, em conseqüência de acidente de trabalho ou de uma doença profissional. Nesse mesmo espaço de segundos 160 trabalhadores sofrem um acidente de trabalho. Os dados são da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e foram lembrados pela secretária nacional da Saúde e Segurança no Trabalho, Cleonice Caetano Souza, da UGT (União Geral dos Trabalhadores) por ocasião das comemorações do Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
No Brasil, os acidentes causam cerca de 3 mil mortes por ano, de acordo com dados da Previdência Social. No setor privado foram registrados 653.090 acidentes em 2007, número superior ao do ano anterior, de 512.232 casos. Os empregos na construção civil estão entre os que mais apresentam problemas. Esses números chegam a ser alarmantes, segundo Cleonice, porque isso significa quase 5.500 trabalhadores morrerão no mundo, até o final do dia , vítimas de acidentes ou doença ligada ao trabalho, fora os 1 milhão de trabalhadores acidentados até o final de cada dia.
Diante dessa situação, a UGT promoveu ato na capital federal na terça-feira (28) com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e da sociedade civil organizada. É importante, que a nível de Brasil, o governo crie mecanismos no sentido de evitar que esses acidentes ocorram e que o trabalhador possa exercer sua função com saúde e segurança", disse a Secretária da UGT, ressaltando que acidentes e doenças no trabalho causam prejuízos para todos: Governo, Empresa e a família do acidentado.
A UGT, conforme Cleonice, entende que acidentes, mortes e doenças resultantes do trabalho podem ser evitados através de sistemas de gestão efetivos no controle desses perigos e riscos existentes nos locais de trabalho. É importante ainda a definição e atuação eficaz de uma política nacional
formulação e implementação de um programa nacional sobre SST(Segurança no Sistema de Trabalho)
estabelecer mecanismos de coordenação interinstitucional e inter-setorial
estabelecer e manter atualizado, para efeitos preventivos um sistema nacional de registro e notificação de acidentes de trabalho e doenças profissionais
efetiva fiscalização da aplicação da legislação sobre SST
divulgação e cobrança das obrigações e responsabilidades dos empregadores
e conscientização de que os trabalhadores tem seus direitos e deveres."
UGT - União Geral dos Trabalhadores