12/02/2019
Não detalhou acordo, Discurso durou 1h15
Durante comício realizado nesta 2ª feira (11.fev.2019), o presidente norte-americano Donald Trump divulgou que os negociadores –Casas legislativas e o poder Executivo– encontraram uma saída para o desligamento que reiniciaria em 15 de fevereiro.
Sem dar muitos detalhes, o senador Richard Shelby afirmou ter “conseguido 1 acordo para tudo isso”. Assessores do Congresso afirmam que os US$ 5,7 bilhões pedidos por Trump para a construção do muro na fronteira com o México não foram liberados pelos legisladores.
O discurso de Trump é de combater a imigração ilegal e promover a segurança na fronteira que tem perturbado Washington. Também aproveitou para reafirmar sua luta contra o “socialismo” e se opor ao seu principal concorrente na corrida presidencial, o democrata Beto O’Rourke.
Em 1 discurso de 1 hora e 15 minutos, Trump defendeu a construção do muro como solução. “Precisamos do muro, e ele precisa ser construído, e queremos construí-lo rapidamente”, disse ele.
Apesar de não ter sido publicado oficialmente, fontes internas do Congresso preveem 1 novo tipo de material para a construção do muro, ao invés de concreto, destinado a garantir outras medidas de segurança.
Trump também criticou a proposta dos democratas de limitar o número de camas no ICE (Agência de Imigração e Alfândegas dos EUA) alegando que é necessário ter espaço para “deter os assassinos e criminosos”.
O presidente norte-americano disse que preferiu deixar a discussão sobre shutdown com o Congresso para poder discursar para a plateia: “Eu escolhi vocês”, falou.
O republicano classificou El Paso com uma das cidade mais inseguras do país, mesmo com índices de segurança entre os mais confiáveis dos EUA. Trump alegou que a cidade não melhoraria sem o muro.
Também atacou os democratas, afirmando que os opositores defendem mais os imigrantes ilegais que o povo americano.
Fonte: Poder 360
UGT - União Geral dos Trabalhadores