22/04/2009
Representantes da Confederação Sindical Internacional -CSI, do Global Unions e mais de 40 sindicalistas provenientes de 25 sindicatos nacionais participam ativamente na Conferência que avaliará a Declaração e O Programa de Ação de Durban de 2001, contra o Racismo, a Xenofobia e formas Conexas de Intolerância.
Com esta mobilização os sindicatos reafirmam seu compromisso em lutar pela erradicação da discriminação racial e a xenofobia no mundo do trabalho.
Durante a jornada sindical preparatória, realizada na sede da OIT (Genebra, 19 de Abril), se adotou uma orientação prévia, no sentido de subscrever a Declaração em conjunto com a sociedade civil dos Países-Membros e participar construtivamente.
Os sindicalistas presentes participaram do evento paralelo Combatendo a Discriminação Racial através do Trabalho Decente" organizada pela OIT. Guy Ryder, Secretario Geral da CSI, reconheceu os avanços conquistados pelos sindicatos na luta contra a discriminação racial e afirmou que o trabalho Decente é um instrumento importante de luta contra todo o tipo de discriminação".
A CSI, a Internacional de Educação e a Internacional de Servidores Públicos em conjunto trabalham para que esta Conferencia tenha o êxito esperado e que saia um documento de referência que nos permita avançar significativamente na luta contra o racismo, a xenofobia e todas as formas de Intolerância sobre tudo para os grupos mais vulneráveis.
Fonte: CSI
Veja em Documentos: Declaración sindical a la Conferencia de la ONU sobre el racismo Declaração sindical para a Conferência da ONU sobre o Racismo
"
UGT - União Geral dos Trabalhadores