16/04/2009
A UGT (União Geral dos Trabalhadores) , através da sua Secretaria Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho participa, no próximo dia 28, na Câmara dos Deputados, em Brasília, das comemorações alusivas ao Dia Internacional das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Para este ano o tema a ser debatido nesse encontro é Reformular a Legislação para garantir a Saúde do Trabalhador". Além da UGT, estão envolvidas nesse movimento as outras cinco centrais sindicais brasileiras.
Nas reuniões preparatórias a UGT e as outras sindicais defenderam a revisão da legislação, com vistas a proceder os necessários ajustes visando aprimorar os mecanismos de defesa da saúde dos trabalhadores
cobertura previdenciária adequada e estímulo aos empregadores para que haja investimentos em ambientes de trabalho saudáveis. As propostas serão sintetizadas num anteprojeto de lei a ser subscrito pelos deputados federais Ricardo Berzoni e Pepe Vargas.
Depois disso o anteprojeto será construído com as entidades sindicais, especialistas no tema e os parlamentares envolvidos , para ser protocolizado na Mesa Diretora da Câmara Federal ainda no primeiro semestre deste ano, exigindo muita mobilização das entidades sindicais e demais militantes da saúde do trabalhador para ser aprovado e contribuir assim para a melhora dos ambientes de trabalho no Brasil e a conseqüente redução de estatísticas alarmantes. As informações são da secretária Cleonice Caetano de Souza"
UGT - União Geral dos Trabalhadores