13/12/2018
Nove pessoas morreram e 47 ficaram feridas depois de um trem de alta velocidade colidir com uma locomotiva de manutenção em Ancara, capital da Turquia, nesta quinta-feira, 13. Imagens de vídeo gravadas no local mostram agentes trabalhando para o resgate das vítimas.
Três condutores e seis passageiros morreram, sendo que um deles faleceu após ser levado para o hospital. Os outros morreram no momento da colisão, que aconteceu na estação de Marsandiz, a oito quilômetros da estação central de Ancara, de onde a composição partiu por volta das 6h30 (1h30, no horário de Brasília). A estimativa é que o acidente aconteceu cerca de 15 minutos depois da saída.
O ministro dos Transportes da Turquia, Mehmet Cahit Turhan, afirmou que todas as pessoas foram removidas dos destroços do acidente. Não deu informações sobre o que causou da batida, mas o governador de Ancara, Vasip Sahin, disse que uma inspeção técnica começou e que três promotores foram designados para as investigações.
A passageira Ayse Ozyurt disse à agência de notícias IHA que o acidente ocorreu 12 minutos depois que o trem saiu da estação principal, sem ainda ganhar velocidade máxima. "O trem ainda não estava rápido", disse. "De repente, houve um assustadora quebra... e o trem está fora dos trilhos."
Dois vagões da composição descarrilaram por conta do acidente. Após a colisão com a locomotiva de manutenção, o trem ainda teria batido na estrutura de uma passarela na estação de Marsandiz.
Fonte: Estadão
UGT - União Geral dos Trabalhadores