03/04/2009
O programa Bolsa Família foi o primeiro tema de discussão durante uma reunião do Conselho de Administração da OIT.
O Bolsa Família não é somente outro programa de transferência de renda. É o maior do mundo - tem mais de 11 milhões de famílias beneficiárias - e tem sido imitado em toda a América Latina e também nos Estados Unidos.
O programa, lançado em 2003, provê uma rede de seguridade inestimável a um quarto da população do Brasil, ao oferecer apoio econômico como parte da proteção social a um custo equivalente a 0,4 por cento do PIB do país.
Um dos aspectos mais positivos do Bolsa Família - assim como de outros programas de transferência monetária - é que, ao resgatar milhões de pessoas da pobreza extrema, as transforma em consumidoras e isto ajuda a estimular a economia local e regional", disse o Ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, durante a apresentação do programa na OIT.
"O programa Bolsa Família satisfaz uma demanda ética e moral de proteção dos direitos humanos. A construção de uma sociedade mais justa deveria incorporar programas similares a este como parte da estratégia de desenvolvimento", disse Arnaldo de Souza Benedetti, representante do grupo de trabalhadores na reunião do Conselho de Administração e membro da União Geral de Trabalhadores do Brasil (UGT).
Fonte: OIT
"
UGT - União Geral dos Trabalhadores