02/04/2009
A fixação do salário mínimo em 600 Euros, foi uma das 100 Medidas para mudar Portugal", apresentada pela UGT portuguesa durante a realização do seu XI Congresso, entre os dias 19 e 21 de março. A UGT Brasil, foi representada no encontro por Avelino Garcia, que também participou da Conferência Internacional que tratou sobre a crise econômica e a defesa do trabalho digno.
"Vencer a Crise. Construir o Futuro com Emprego e Solidariedade", foi o tema do congresso que também marcou a reeleição de João Proença, como Secretário Geral da UGT de Portugal. Durante sua participação no Congresso, Avelino destacou que o tema foi muito pertinente. "Até porque, não podemos ficar parados vendo esse fenômeno passar e destruir sociedades. É preciso que a classe trabalhadora mundial organizada faça o que Portugal faz nesta data. Reunindo para estudar mecanismos eficientes para não permitir que tal crise se alastre e provoque mais desgraças".
Avelino lembrou que no Brasil, a UGT promoveu seminário como este e dele tirou uma série de propostas para que o governo do presidente Lula combata a crise internacional. E algumas dessas medidas já estão sendo implantadas como o prolongamento do seguro-desemprego e a concessão de benefícios ficais e empréstimos pelos bancos públicos às empresas em situação difícil, condicionado a não demissão de trabalhadores."
UGT - União Geral dos Trabalhadores