31/03/2009
No último dia 23/03, o presidente da UGT-MG, o sr. Paulo Dias, participou da reunião entre os presidentes das Centrais Sindicais de Minas e o Vice-Governador de Minas Sr. Anastasia, no gabinete do mesmo no BDMG.
No encontro, realizado para tratar sobre a crise mundial e seu reflexo no Brasil e suas especificidades em Minas, participou também o sr. Paulo Roberto, secretário de finananças da UGT-MG.
Os principais pontos tratados foram:
1 - Apoio do Governo Estadual ao Pacto da Ação Sindical
2 - Exigências de contrapartidas sociais, especialmente a garantia dos empregos de todas as empresas e setores econômicos beneficiados com recursos públicos estaduais (empréstimos junto ao BDMG, isenções fiscais estaduais, etc.)
3 - Fortalecimento e cumprimento do papel social e de fomento do BDMG
4 - Reversão de parte do pagamento da dívida pública estadual junto à União para investimentos em infra-estrutura e políticas sociais em Minas Gerais
5 - Redução da jornada de trabalho, sem redução de salários
6 - Realização de concursos públicos
7 - Equiparação do vencimento básico do trabalhador público estadual ao salário mínimo nacional, respeitando-se os pisos nacionais das diversas categorias
8 - Redução das tarifas de energia, água e esgoto e gás aos desempregados
9 - Viabilizar diretrizes emergenciais do Programa Estadual de Segurança Alimentar
10 - Criação do Programa Estadual de Agricultura Familiar
11 - Reforma agrária
12 - Implementação do Programa Estadual de construção de moradias populares.
Ficou acertado com a vice-governadoria de Minas, que será criada uma comissão tripartite composta por representantes do Governo, do sistema empresarial e dos trabalhadores(através das Centrais Sindicais) para uma discussão ampla e contínua dos rumos de nosso estado.
UGT - União Geral dos Trabalhadores