Sindicato dos Joalheiros inicia campanha salarial

02/03/2009

O Sintrajoias (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Joalheria, Lapidação de Pedras Preciosas, Bijuterias, Ouriversarias, Relógios e profissionais de Assistência Técnica em Relojoaria do Estado de São Paulo, um dos filiados a UGT (União Geral dos Trabalhadores), iniciou sua campanha salarial. O lema deste ano é Salário Sim! Redução Não". No dia 16 de fevereiro a direção do sindicato protocolou as pautas de reivindicações junto ao sindicato patronal das Jóias e Bijuterias, e na Fiesp(Federação das Indústrias do Estado de São Paulo),pelo setor de relojoaria. As duas categorias têm data-base no dia 31 de março.

As principais reivindicações são: redução da jornada de trabalho sem redução de salários, uma das bandeiras da UGT
reposição da inflação
PLR (Participação nos Lucros e Resultados)
remuneração do dia do Trabalhador(a) Joalheiro(a)
unificação dos pisos salariais(capital e interior)
manutenção da estabilidade após retorno de férias e véspera da aposentadoria
qualificação e requalificação profissional, entre outras cláusulas.

"Sabemos que este ano as negociações serão duras, os empresários estão se aproveitando do declínio da produção e venda dos outros setores para dificultar o diálogo, mas se for necessário a categoria irá para as ruas protestar, tendo em vistas que as empresas do setor foram beneficiadas anos atrás, após a criação do Fórum de Competividade da Cadeia Produtiva de Gemas, Jóias e afins, em julho de 2004, por meio do governo federal, concedendo-lhes redução do IPI e ICMS", disse Flávio W. Inácio de Souza, presidente do Sintrajoias.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3106-9122 ou pelo E-mail sintrajoias@uol.com.br ."