UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

28 de fevereiro: Dia mundial de combate a LER


26/02/2009



A partir do ano 2000, no último dia do mês de fevereiro, criou-se o Dia Internacional das Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Pela primeira vez na historia, uma doença profissional (LER) passou a ser considerada como questão de saúde pública mundial. A Tendinite, Bursite e Síndrome do Túnel do Carpo são doenças profissionais altamente incapacitantes.

Tendinite

É a inflamação ou irritação de um tendão. Tendões são espessas cordas fibrosas que prendem os músculos aos ossos. Eles servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso. A tendinite atinge, principalmente, o tendão dos músculos que servem o polegar e os primeiros dedos da mão. Eles atravessam o Túnel do Carpo, uma estrutura em forma de canal ou túnel existente ao nível do punho, formada por uma combinação de ligamentos, tendões e pequenos ossos chamados carpais. Quando esta estrutura torna-se irritada ou inflamada, comprime o nervo mediano, gerando um conjunto de sintomas que vão da dor à fraqueza na mão, denominado Síndrome do Túnel do Carpo.

Os sintomas, dependendo do estágio da doença, podem variar desde uma sensação de peso no membro afetado até dores insuportáveis, rigidez, inchaço local, depressão, atrofia dos dedos e invalidez. Se você trabalha longos períodos com o mouse do computador, já deve ter sentido o típico incomodo na mão, punho e antebraço. Cuidado! Podem ser os primeiros sintomas!

Bursites

É a inflamação ou irritação de uma bursa. A bursa é um pequeno saco localizado entre o osso e outras estruturas móveis, como músculos, pele ou tendões, e tem por finalidade permitir e facilitar um melhor deslizamento entre as estruturas. Comumente é causada por um trauma local ou excesso de uso" durante o trabalho ou um jogo, particularmente se o paciente tem um mau condicionamento físico, má postura ou usa o membro afetado em uma posição forçada e desajeitada.

A Tendinite, a Bursite e a Síndrome do Túnel do Carpo pertencem ao grupo das afecções conhecidas como Lesões por Esforços Repetitivos (L.E.R.), porque derivam da manutenção de postura inadequada e/ou uso repetitivo e/ou forçado de grupos musculares. Afetam os braços, ombros, pescoço, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos e pés. As L.E.R. constituem um grupo de doenças profissionais altamente incapacitantes, motivo porque vêm chamando a atenção de médicos e empregadores.

Prevenção

As medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde incluem pausas para descanso, diminuição da sobrecarga muscular, diversificação das tarefas e adequação ergonômica do mobiliário, máquinas e ferramentas. O tratamento está baseado na causa em si. Repouso e posicionamento corretos durante atividades traumatizantes é importante para prevenir lesões reincidentes. O uso de talas de plástico na área afetada e a fisioterapia ajudam na melhoria da dor aguda e os antiinflamatórios ajudam no controle do processo inflamatório.

Pausas de descanso que propiciam não só entretenimento e alívio do stress, como exercício isométrico dos músculos, constituindo-se, assim, numa prevenção eficaz das L.E.R. Uma vez controlada a crise aguda, deve ser iniciado o trabalho de prevenção e correção da postura, principal fator que causa as inflamações. Melhorar a ergonomia e a qualidade muscular são fundamentais no sentido de prevenir novas lesões ou recorrência das antigas.

Os casos mais graves requerem, em geral, cirurgia mais a combinação de descanso, medicação, fisioterapia e terapia ocupacional, que tem alcançado grande taxa de sucesso nos casos menos graves.

Nós, profissionais de Prevenção da Saúde do Trabalhador, cobramos uma profunda e urgente mudança na cultura de nossa sociedade, empresários, INSS, o próprio Estado, como empregador, para que, como países civilizados que pretendemos ser, possamos dar todo o apoio aos já portadores de LER, facilitando seu tratamento e investindo em sua readaptação, conforme o caso, mas, principalmente, investir na prevenção, para não continuarmos a perder nossos trabalhadores em plena capacidade, para um mal que vem destruindo corpos, mentes, famílias, sociedade, Nação."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.