Funcionários de Furnas fazem paralisação no próximo dia 26

24/02/2009

Os trabalhadores de FURNAS - maior empresa geradora de energia do Brasil e responsável pelo fornecimento de eletricidade a grande parte dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro - realizarão paralisação nesta quinta-feira (26/02), a partir das 7h30, em todas as unidades da empresa. O movimento tem como objetivo impedir que o seu fundo de pensão, a Fundação Real Grandeza, substitua o diretor-presidente, Sergio Wilson Ferraz Fontes, e o diretor-financeiro, Ricardo Carneiro Gurgel Nogueira.

Assim como ocorreu em agosto de 2008, o diretor-presidente da Fundação Real Grandeza, Sergio Wilson Ferraz Fonte, e o diretor-financeiro, Ricardo Carneiro Gurgel Nogueira, estão novamente ameaçados de demissão. A atual administração foi responsável por reerguer a entidade, após o golpe de R$ 150 milhões que sofreu com o Banco Santos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Carlos Reis, que é filiado a União Geral dos Trabalhadores (UGT), os funcionários de FURNAS são inteiramente contra essa substituição, tendo em vista que Fontes e Nogueira trabalham para que os eletricitários da companhia tenham um fundo de pensão adequado.

Se for preciso, os trabalhadores não hesitarão em entrar em greve para defender a Fundação, que é patrimônio de todos os eletricitários. Faremos essa e outras manifestações que forem necessárias para manter pessoas dignas e sérias na diretoria do fundo de pensão dos trabalhadores de FURNAS", diz Reis.

Na opinião do sindicalista a perseguição do deputado Eduardo Cunha aos diretores é descabida. "Fontes e Nogueira demonstraram que trabalham de forma séria, portanto não há motivos para trocar a diretoria", completa o presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo.

FURNAS

As unidades de Ibiúna, Tijuco Preto, Mogi das Cruzes, Cachoeira Paulista, SE Guarulhos e escritório de São Paulo centralizam 500 funcionários, responsáveis pelo abastecimento de energia da maior parte da região dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Fundação Real Grandeza

Com objetivo de complementar os proventos de aposentadoria dos funcionários, a Real Grandeza (Fundação de Previdência e Assistência Social) é uma entidade fechada de previdência complementar. Além de FURNAS, abrange os trabalhadores da Eletrobrás Termonuclear S.A..

A filiação à Real Grandeza é exclusiva dos empregados das patrocinadoras. Possui ativos financeiros de R$ 7,3 bilhões. Ao final do exercício de 2007, estava na 11ª posição na classificação por volume de investimentos, realizada pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP)."