1º de maio de celebrações, união e lutas contra as reformas

07/05/2018

Celebrar o 1º de maio reunindo trabalhadores, trabalhadoras e as suas famílias nesse dia de luta e união é uma grande tradição de nossa categoria.

Neste ano, as celebrações começaram na semana anterior ao 1º de maio, com a participação de diretores do nosso Sindicato em atividades da União Geral dos Trabalhadores-UGT, em São Paulo.

No Dia Internacional dos Trabalhadores, mais uma vez, atendendo ao convite do Sindicato dos Comerciários de BH e Região, centenas de comerciários marcaram presença no Festival 1º de Maio, realizado no Clube Recreativo, em São José da Lapa, num dia de lutas, união, celebração, esporte e lazer.

O Festival 1º de Maio dos Comerciários exaltou este dia marcado por batalhas em todo o mundo por direitos e pela reafirmação de que os trabalhadores são a grande força que produz todas as riquezas e que por isso devem reconhecer seu valor e exercer seu poder transformador.

O dia foi repleto de atividades: disputa de partidas de futebol, música ao vivo com a apresentação de Suelen Araújo, sorteio de prêmios e muita diversão para os associados e seus convidados que desfrutaram de toda a estrutura do Clube dos Comerciários.

Seguindo a agenda de lutas e mobilizações do 1º de Maio, o companheiro José Cloves Rodrigues, presidente do Sindicato dos Comerciários de BH e Região participou da Festa do Trabalhador, realizada em Contagem, realizada em parceria entre as centrais UGT-MG, Força Sindical-MG e Nova Central Sindical-MG. Mais de 35 mil pessoas compareceram ao evento, que foi encerrado com um grande show musical. A vencedora do sorteio de um carro na Festa do Trabalhador foi uma Comerciária de Contagem!

Celebrar essa data é um prazer e um dever do Sindicato, pois o 1º de maio é acima de tudo um dia de lutas. Em maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, ocorreram os primeiros grandes protestos em que milhares de trabalhadores, defendendo a bandeira de "8 horas de trabalho, 8 de descanso e 8 de recreação", levantaram-se em uma grande e vitoriosa luta. Os líderes dessa grande jornada foram perseguidos, presos e alguns deles executados por defenderem a causa comum dos trabalhadores.

Ao longo dos anos, em todo o mundo, os trabalhadores celebram essa data e deram prosseguimento as lutas alcançando importantes conquistas.

No Brasil, os direitos conquistados em um século de lutas estão sendo atacados pelo governo e pelos patrões que com suas reformas querem impor o retrocesso.

Neste 1º de maio nos somamos às diversas manifestações que ocorreram em todo o país dizendo NÃO À REFORMA TRABALHISTA! NÃO À REFORMA DA PREVIDÊNCIA!

Categorizado em: Geral,