Informe Seminário Portugal

06/03/2009

Por convite da Associação para a Formação, Investigação e Desenvolvimento Social dos Trabalhadores - FIDESTRA e do Centro Europeu para questões dos Trabalhadores - EZA, o IPROS (Instituto de Formação da UGT) participou do Seminário Internacional A Imigração no Âmbito da Globalização, da Exclusão Social e das Relações Laborais na União Européia", realizado entre os dias 20 e 22 de Fevereiro em Lisboa.

Dentro da concepção de Diálogo Social defendida pela União Européia, o Seminário reuniu organizações sindicais, empresariais, ONGs, estudantis e partidos políticos de Portugal, Brasil, Espanha, Alemanha, Malta, Romênia, Itália, Polônia e Itália

O IPROS (única organização não-européia convidada) foi representado por Paulo Roberto do Nascimento e participou da primeira mesa temática que tratou da "Globalização Econômica e Exclusão Social no Mercado de Trabalho", mesa compartilhada com a UGT de Portugal e com Organização Empresarial de Madrid.

A partir da análise da lógica que norteia a formação das Cadeias Produtivas nesta nova fase do Processo de Globalização e questionando a própria concepção de "Mercado de Trabalho" e o papel do Estado como um dos agentes reguladores e provedores da inclusão social, Paulo analisou e discutiu os aspectos objetivos e subjetivos que envolvem a exclusão social.

Como resultado do Seminário, foi elaborada a "Declaração de Lisboa" cujo texto completo está a disposição dos (as) interessados (as) no IPROS e que pode ser assim resumida:

"A Globalização necessita ser regulada por princípios humanistas e não apenas numa perspectiva de "mercado". Os efeitos negativos da globalização se fazem sentir nos aspectos sociais, principalmente dos países periféricos do sistema capitalista. Os povos em geral, e o mundo do trabalho, em particular, devem ser alvo de especial atenção da Economia e da Política, posto que os Direitos Humanos e a dignidade das pessoas são valores universais, mas que ainda não estão devidamente globalizados. Assim, o mote a ser seguido é o da inclusão social"."