A importância da Formação SindicaL

09/02/2009

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇAO SINDICAL

As rápidas, profundas e nem sempre justas transformações que ocorrem nos dias de hoje, nas áreas da economia, tecnologia, política, etc. demandam uma nova forma de atuar do movimento sindical.

O grande desafio é sermos capazes de formular propostas alternativas a estas mudanças, quando necessárias, e acima de tudo, disputar os espaços políticos com as idéias capitalistas, levando as nossas sugestões e nossas reivindicações.

Nos dias de hoje a Formação Sindical é ainda mais estratégica para a consolidação da luta da classe trabalhadora, seja em função dos novos espaços para a atuação dos dirigentes sindicais, seja pela necessidade de construir coletivamente um conhecimento a partir da visão de mundo dos trabalhadores.

Uma política de formação sindical, que evite o simples ativismo formativo, é fundamental para o nosso fortalecimento, em que pese à ocorrência de algumas resistências isoladas às mudanças e a falta de uma política mais efetiva de capacitação dos dirigentes sindicais.

A classe trabalhadora deve buscar sempre se qualificar para uma maior e melhor intervenção política na defesa dos seus interesses
para tanto deve ser capaz e ousada para repensar a sua forma de atuar, e principalmente, evitar a fragmentação da unidade da classe trabalhadora, afinal independente da nossa opção política, nosso compromisso maior é com o trabalhador.

O primeiro grande desafio da Secretaria de Formação é contribuir para que as organizações sindicais cada vez mais tenham quadros maiores e mais bem capacitados a sua disposição, o que sem dúvida facilita a defesa dos interesses da classe trabalhadora, e ajuda a atrair mais trabalhadores para as entidades sindicais, sejam como novos sócios seja como futuros dirigentes e assessores.

A Formação Sindical deve ser encarada como uma ferramenta que contribui para a implantação vitoriosa do projeto político da central sindical, por esta razão deve estar muito bem alinhada com os objetivos da central. Privilegiar a participação de todos e todas na elaboração, execução, acompanhamento e atualização da sua proposta, devem ser compromissos da política de formação, pois somente assim se converterá em uma ferramenta conhecida, utilizada e eficaz.

Finalizando, a Secretaria de Formação se coloca a disposição das inúmeras secretarias da entidade para ouvir as suas sugestões e demandas e acima de tudo para que juntas possam construir uma Política de Formação a altura da nossa UGT e dos trabalhadores.

Reginaldo Lourenço Breda

Secretário de Formação Sindical