CRISE ECONÔMICA DEIXA MINAS GERAIS SOB ALERTA.

29/01/2009

Dia 26 janeiro, a UGT/MG e as demais centrais sindicais mineiras - CUT, Força Sindical, CGTB, NCST, e CTB protocolaram junto a Secretaria do Estado do Governo um pedido de audiência com o governador Aécio Neves (PSDB) para tratar de assuntos sobre a crise financeira mundial no Estado. A maior preocupação dos dirigentes são as demissões em Minas , que já demitiu, entre dezembro e janeiro deste ano, mais de 80 mil trabalhadores.

As centrais sindicais pretendem entregar ao governador doze medidas emergenciais de combate a crise a serem adotadas pelo governo. O apoio ao pacto sindical e a redução das tarifas compõe a lista . Para o secretário-geral da UGT-MG , Adolfo Garrido, nos momentos de crise é preciso enxergar saídas inteligentes Esta crise econômica, criada pela neoliberalismo, pode ser uma boa chance para negociar e exigir melhores condições para nós trabalhadores. É no momento de crise que surgem as oportunidades. Entretanto, temos que usar essa oportunidade com inteligência ou podemos obscurecer a imagem do sindicalismo" ressalta.

MEDIDAS EMERGENCIAS A SEREM ADOTADAS PELO GOVERNO MINEIRO

1 - Apoio do Governo Estadual ao Pacto da Ação Sindical

2 - Exigências de contrapartidas sociais, especialmente a garantia dos empregos de todas as empresas e setores econômicos beneficiados com recursos públicos estaduais (empréstimos junto ao BDMG, isenções fiscais estaduais, etc.)

3 - Fortalecimento e cumprimento do papel social e de fomento do BDMG

4 - Reversão de parte do pagamento da dívida pública estadual junto à União para investimentos em infra-estrutura e políticas sociais em Minas Gerais

5 - Redução da jornada de trabalho, sem redução de salários

6 - Realização de concursos públicos

7 - Equiparação do vencimento básico do trabalhador público estadual ao salário mínimo nacional, respeitando-se os pisos nacionais das diversas categorias

8 - Isenção das tarifas de energia, água e esgoto e gás para trabalhadores desempregados

9 - Viabilizar diretrizes emergenciais do Programa Estadual de Segurança Alimentar

10 - Criação do Programa Estadual de Agricultura Familiar

11 - Reforma agrária no Estado

12 - Implementação do Programa Estadual de construção de moradias populares."