UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Franca protesta contra ação do Santander


22/12/2017

O sindicato realiza nesta quarta-feira (20/12) um manifesto em todas as agências do Santander de sua base territorial, contra uma série de medidas adotadas recentemente pelo banco espanhol sem qualquer negociação com as entidades sindicais. 

As principais mudanças que o Santander promoveu, pegando de surpresa os funcionários foram as seguintes:

1) Mudança na data do pagamento dos salários, passando do dia 20 para o dia 30;

2) Mudanças nas datas dos pagamentos do 13º salário, que passaram de março e novembro para maio e dezembro;

3) Adoção de banco de horas semestral. 

Diante disso, o sindicato entregou a cada um dos funcionários um manifesto condenando as mudanças do banco de forma unilateral, contrariando o histórico da empresa de sempre negociar questões do funcionalismo com os seus representantes. Em algumas unidades foram também realizadas reuniões com os funcionários para tratar do assunto. 

Leio abaixo a manifesto entregue nos locais de trabalho hoje: 

SANTANDER ADOTA MEDIDAS SEM DISCUSSÃO COM OS SINDICATOS

 

NEGOCIAR É A SOLUÇÃO

 

O Santander implantou algumas medidas, recentemente, sem discussão alguma com os sindicatos. Entre elas, mudança da data de pagamento dos salários, passando do dia 20 para o dia 30; alteração dos meses de pagamento do 13º salário que era no mês de Março e Novembro para Maio e Dezembro; e  adoção do acordo individual de Banco de Horas Semestral. 

 

A decisão da diretoria do Santander é, no mínimo, estranha; choca-se com o histórico de negociações com os representantes dos trabalhadores bancários.

 

O que mudou? O diálogo ainda é a melhor alternativa para resolver qualquer conflito na relação capital e trabalho. O diálogo avança; não recua. 

 

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária e o próprio Aditivo à CCT, que trata de questões específicas dos trabalhadores do banco espanhol, são os melhores exemplos. Diga-se de passagem, o Santander é o único banco privado nacional que negocia aditivo com os sindicatos. 

 

Por entender que o diálogo é necessário, fundamental, os sindicatos realizam hoje, 20 de dezembro, um dia Nacional de Luta em Defesa da Negociação, contra qualquer decisão arbitrária, contra qualquer medida que fere os direitos dos trabalhadores. Em outros termos, o protesto é um recado à direção do banco espanhol; respeite aqueles que contribuem com 26% do lucro global, não adote nenhuma medida de forma unilateral, valorize o trabalhador bancário brasileiro. 

 

Franca/SP, 20 de Dezembro de 2017. 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.