Brasil registra perda de 654 mil empregos em dezembro

20/01/2009

O Brasil perdeu, no mês de dezembro de 2008, 654.946 postos de trabalho formal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem (19) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

O número corresponde a mais que o dobro da média registrada para o mês de dezembro (perda de 300 mil postos de trabalho). Os dados apontam que nesse período quase 655 mil trabalhadores com carteira assinada perderam seus respectivos empregos, o pior resultado dos últimos dez anos.

Três segmentos lideraram a queda no número de empregos em dezembro. Em primeiro lugar, a indústria de transformação, com perda de 273.124 postos de trabalho
a agricultura, com perda de 134 mil e o setor de serviços com 117 mil.

O ministro explicou que, no caso da indústria de transformação, a queda no número de postos de trabalho ocorreu por conta da alta dos estoques das indústrias em dezembro.

Para a diretoria da UGT (União Geral dos Trabalhadores) tal ocorrência é profundamente lamentável, segundo o presidente Ricardo Patah, ressaltando que isso acontece justamente numa época de crise econômica mundial mas num mês em que existe mais dinheiro circulando em decorrência das compras de fim de ano.

Na semana passada Ricardo Patah esteve no gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego onde a crise foi amplamente debatida tendo, inclusive, Patah entregue ao ministro Carlos Luppi um documento com as propostas da UGT para o problema dentre as quais as de níveis emergenciais visando defender os direitos trabalhistas, o emprego e o salário.