16/01/2009
SECRETÁRIO DO SERVIDOR PÚBLICO REÚNE-SE COM MEMBROS DO MTE EM BRASÍLIA
O secretário nacional do Servidor Público da UGT, Aldo Liberato, esteve na última quarta-feira, 14, em Brasília, quando participou de um encontro entre representantes das centrais sindicais e membros da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O ponto central da reunião foi a criação de um Grupo de Trabalho para debater a organização sindical do servidor público" disse o secretário. Como representantes da UGT estiveram presentes, além de Aldo, os diretores Lineu Mazzano e Joaquim Castrillon.
As centrais sindicais têm até o dia 30 de janeiro para formar o Grupo de Trabalho que discutirá com o MTE as possíveis mudanças na organização sindical dos servidores públicos. Uma reunião prévia dos representantes da categoria deve ocorrer no dia 4 de fevereiro e a primeira reunião do grupo com o MTE será no dia 10 de março, na sede da UGT em São Paulo.
Além da organização e da criação do grupo, discutiu-se a contribuição sindical, o pluralismo, o direito de greve e o controle do dinheiro público utilizado pelas centrais. "Houve consenso, acima de tudo, no ponto de que liberdade sindical não é pluralismo. Ao contrário, unidade é essencial para a organização e defesa dos trabalhadores", completa ele.
Mudanças democráticas
Luiz Antônio Medeiros, secretário de Relações do Trabalho do MTE, disse ser este o primeiro passo para mudanças democráticas e necessárias na estrutura da representação sindical dos servidores. Para ele, a discussão não pode avançar sem a participação das centrais e deve estar atrelada à regulamentação do direito de negociação coletiva da categoria. "
UGT - União Geral dos Trabalhadores