Estabilidade como contrapartida a empréstimos

12/01/2009

RICARDO PATAH , presidente da UGT (UNIÃO Geral dos Trabalhadores) , em reunião com Luciano Coutinho, presidente do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Social , formalizou a proposta da Central para que o BNDES adote como critério na hora de efetuar empréstimos o acompanhamento dos respectivos sindicatos vinculados ás empresas com a garantia de que a contrapartida será a manutenção será manutenção dos empregos.

A UGT tem sindicatos filiados em todo o Brasil, na base de operações de grandes empresas como a Vale do Rio Doce, autopeças, cimenteiras, construção civil, empresas agrícolas e indústrias de vários portes e temos condições de acompanhar as negociações que geram os empréstimos e ajudar o BNDES a gerar as contrapartidas sociais atráves da manutenção do emprego, de investimentos sociais e de transparência na aplicação do dinheiro público" , afirma Ricardo Patah.

Paralelamente, a UGT mobiliza os sindicatos filiados á Central para acompanhar as empresas que buscam o BNDES para qualquer tipo de acesso ao financiamento público. "Vamos mostrar para as comunidades que determinada empresa tem acesso ao dinheiro público e que, por isso tem que prestar conta dos seus relacionamentos com os trabalhadores e os consumidores" , diz Ricardo Patah."