UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

COP-14 - 14ª CONFERÊNCIA DAS PARTES DA CONVENÇÃO-QUADRO DA ONU SOBRE MUDANÇA DO CLIMA E PROTOCOLO DE QUIOTO


15/12/2008

De 1 a 13 de dezembro, representantes de mais de 170 nações se reuniram na cidade de Poznan, Polônia, na 14ª Conferência das Partes (COP-14) da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e 4ª Reunião das Partes (CMP) do Protocolo de Quioto para negociar acordos em cinco grandes questões importantes para ampliar a cooperação internacional no enfrentamento da maior crise ambiental do planeta: o aquecimento da atmosfera e as mudanças de clima. Acordos que vêm sendo debatidos desde 2005, mas cujo processo e escopo ficaram delineados no Plano de Ação de Bali, na COP-13, em 2007, para dar efetividade à Convenção de 1992 e ao Protocolo de 1997.

Após 12 dias de negociações, nações ricas são criticadas por emergentes e países em desenvolvimento por não aceitarem ampliar o financiamento do Fundo de Adaptação para combater as conseqüências do aquecimento global.

A CSI (Confederação Sindical Internacional) organizou uma série de atividades em Poznan:

3 de dezembro: Seção de formação visando dar informações aos sindicalistas presentes sobre os vínculos existentes entre mudanças climáticas, emprego e sindicalismo

4 de dezembro: Introdução às negociações, revisão das posições e atuais debates na ONU em torno do acordo para depois de 2012.

7 de dezembro: Debate político, onde todo o grupo de sindicalistas discutiu sobre temas específicos que requerem uma posição sindical

O movimento sindical solicita aos governos que tomem medidas imediatas sobre as Mudanças Climáticas", declarou o Secretario Geral da CSI, Guy Ryder. "Dispomos de uma oportunidade única e histórica para transformar nossas sociedades para melhor. Com mais razão, então, neste momento de crise econômica, quando um Novo Acordo Verde pode proporcionar a base para uma recuperação que proporcione trabalho decente e contribua para lutar contra a Mudança Climática. Apelamos a todos os países industrializados para que assumam a liderança para a implementação de medidas em matéria de empregos verdes em nível nacional e reduções das emissões, tal como recomenda o Grupo Intergovernamental de Expertos sobre a Mudança Climática (IPCC), ao mesmo tempo em que proporcionam o apoio financeiro e tecnológico necessário para que os países em desenvolvimento possam envolver-se plenamente no processo."

Veja mais em Documentos: Declaração Sindical - "Los Sindicatos y Cambio Climático: Equidad, justicia y solidaridad em La lucha contra El cambio climático" "


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.