UGT participa de ato de fundação da CNTU

08/12/2008

O secretário Marcos Afonso da Silva, de Divulgação e Comunicação da UGT (União Geral dos Trabalhadores) representou a entidade sindical no seminário de lançamento a CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários) ocorrido na última sexta-feira (28) no Novotel São Paulo Center Norte(Vila Guilherme).

Da programação constou palestras sobre temas de interesse da coletividade como Crise Econômica Internacional e Desenvolvimento", a cargo do professor Marcos Cintra, vice-presidente da FGV (Fundação Getúlio Vargas). A pró-reitora da UFRJ(Universidade do Rio de Janeiro), Ângela Uller falou sobre "Educação, Qualificaçãoe Requalificação" e o cientista político João Guilherme Vargas Neto, discorreu sobre "Organização Sindical Brasileira". O presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Márcio Pochmann, falou sobre 'Desenvolvimento e Relações do Trabalho no Mundo Contemporâneo".

No final da tarde ocorreu a cerimônia de lançamento da CNTU, cujo termo de registro no MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) foi homologado no dia 8 de outubro deste ano. O presidente Murilo Celso de Campos Pinheiro disse que a partir de agora a nova confederação passa a ser um legítimo instrumento em defesa dos profissionais a ela ligados e um canal para o diálogo com a sociedade. Segundo Pinheiro, a criação de uma confederação com as características da CNTU, " é uma grande vitória para nós, pois vem ao encontro de um anseio antigo de nossas categorias", disse."