UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

27 de Novembro DIA DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO.


28/11/2008

Secretária Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho da UGT participa do Tradicional café da manhã em comemoração ao Dia do Técnico de Segurança do Trabalho realizado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo - SINTESP, que contou com simulado de júri inédito sobre acidente de trabalho

Além do júri inédito na área de SST, a comemoração de 2008 contou com as presenças de profissionais renomados no setor que evidenciaram a importância das ações prevencionistas e o quanto o Técnico de Segurança do Trabalho é importante para a manutenção da qualidade de vida do trabalhador

Todo dia 27 de novembro é uma data especial para os Técnicos de Segurança do Trabalho e, como já é uma tradição do Sintesp, este ano a data foi celebrada com um café da manhã oferecido a todos os técnicos e personalidades envolvidas com as questões da saúde e segurança ocupacional no Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Aproximadamente 350 pessoas prestigiaram o evento, que contou em sua cerimônia de abertura com Armando Henrique, presidente do Sintesp
Professor Paulo José Lara Dante, da Fecomerciários - Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, que representou o presidente da entidade, Luiz Carlos Mota
Cleonice Caetano Souza, secretária Nacional da Saúde e Segurança do Trabalho da UGT - União Geral dos Trabalhadores, que representou Ricardo Patah, presidente da Central Sindical
Antonio Evanildo Rabelo Cabral, do Sindicato dos Comerciários
Dr. Koshiro Otani, do CEREST - Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador
e a Dra. Lucíola Rodrigues Jaime, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, que representou o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

Após o café da manhã e a abertura, os convidados foram saudados com a distribuição de brindes, bem como receberam um exemplar atualizado do primeiro anuário 2008/2009 do Sintesp, lançado em comemoração a esta data especial, e também assistiram ao novo vídeo institucional da Entidade.

Em seguida, mantendo a forma especial de prestigiar a casa" que abre suas portas para possibilitar a realização do evento do ano em referência, a diretoria do Sintesp fez a apresentação dos homenageados que desta vez, em alusão ao segmento dos Comerciários, que foi quem abraçou a causa da categoria, alguns de seus principais representantes foram escolhidos para serem homenageados.

Por isso, foram chamados ao palco para receberem os diplomas de Honra ao Mérito o Sr. Roosevelt Begido Herrera, diretor de RH das Casas Pernambucanas, tradicional loja de departamentos do Brasil que este ano está completando 100 anos de atuação e é uma referência de sucesso no setor comerciário do país
a Sra. Kristyna Capote Lenoble, Técnica de Segurança do Trabalho da rede de Supermercados Irmãos Lopes, empresa com 33 anos de existência que conta com mais de 11 unidades em funcionamento e tem se destacado pelo comprometimento com as questões prevencionistas junto aos seus colaboradores
e Renato de Jesus Santos, Técnico de Segurança do Trabalho do Sindicato dos Comerciários, que mereceu a honraria pela sua dedicação e prestimoso trabalho junto aos profissionais do setor de Comércio, em especial, pelo seu intenso trabalho de orientação e direcionamento em prol da saúde e segurança dos trabalhadores da classe.

Iniciativa bem sucedida - O presidente do Sintesp saudou todos os presentes e salientou sua satisfação em ver a casa cheia o que denotou a importância do processo transitório implementado pelo Sintesp de comemorar o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho de forma associada em vários sindicatos a cada ano. "Estamos sentindo que os novos profissionais estão cada vez mais envolvidos e respeitando a categoria, e é por esse motivo que sempre procuramos agregar ações de valor e que de fato contribuirão para a melhoria do setor. Desta forma, a parceria com o Sindicato dos Comerciários este ano, em especial, foi muito importante para concretizarmos essa iniciativa.", declarou ele.

Armando Henrique fez alusão ao lançamento do seu livro "Técnico de Segurança do Trabalho - Os paradigmas de uma profissão", nesta oportunidade especial e ressaltou o objetivo da obra em auxiliar os profissionais e estudantes interessados nesse setor.

Dando seqüência à solenidade, os componentes da mesa deram a palavra ressaltando, de forma unânime, a importância da categoria do Técnico de Segurança do Trabalho para promover as condições necessárias de saúde e segurança ocupacional no ambiente do trabalho e saudaram a iniciativa bem sucedida do Sintesp de sempre conseguir reunir um número significativo de pessoas e dar voz a profissionais renomados que se dedicam incondicionalmente para valorizar a vida do trabalhador e manter os padrões adequados de saúde e segurança nos locais onde atuam.

O ponto alto da comemoração foi à realização do Júri Simulado sobre Acidente de Trabalho, uma iniciativa que já é praticada em alguns setores produtivos, mas na área de segurança e saúde do Trabalho foi uma ação pioneira do Sintesp, que viu na oportunidade uma forma sensível de conscientização e orientação sobre essa temática tão importante justamente no Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, assim como, de torná-lo mais acessível para que os convidados possam refletir e discutir sobre as nuances que dizem respeito a todos os envolvidos em casos reais similares.

O júri simulado foi composto pelo corpo de jurados com sete integrantes, três réus, a juíza, duas promotoras, o advogado de defesa e a vítima. Após a leitura do sumário do acidente foi dado início ao simulado, que retratou um caso ocorrido em uma empresa do ramo de materiais de construção. O simulado seguiu todo o protocolo de um júri real e deu uma noção objetiva de como são os procedimentos em casos correlatos de assédio moral, pressão psicológica e acidentes com causas graves. Os réus foram interpelados pelo acontecido e demonstraram em vários momentos que queriam se esquivar da responsabilidade dos fatos. A promotoria fez o seu papel de impulsionar a questão em pauta, atuando como defensora da ordem jurídica justa e o advogado de defesa utilizaram de todos os recursos disponíveis para desenvolver a defesa dos réus de forma compatível com as leis vigentes e em favorecimento dos mesmos.

Além disso, foi apresentado o parecer de um perito judicial que ressaltou a relação psicológica que existe entre o caso propriamente dito e o papel da vítima. O simulado demonstrou que uma ocorrência como essa, inevitavelmente, acirra os ânimos dos envolvidos principalmente nos aspectos emocionais. Mostrou de forma clara que existem interesses antagônicos e, sem dúvida, o que está em jogo é a vida do trabalhador. Ao final do simulado, que durou cerca de 1 hora, os réus foram considerados culpados de forma unânime pelos jurados.

Após todas as considerações a respeito do simulado e sua importância para a conscientização da categoria e de mostrar que todos são passíveis de vivenciarem uma situação como essa, a iniciativa do Sintesp cumpriu sua função e foi finalizada com chave de ouro criando uma expectativa de que novas ações desse tipo possam ser realizadas em próximas oportunidades.

A mesa de encerramento do evento foi composta por Armando Henrique, Álvaro Zocchio, Milton Perez, Cosmo Palasio de Morais Junior, Ricardo Patah, presidente da UGT, e Selma Rossana Silva."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.