UGT marcha com os trabalhadores em Brasília.

03/12/2008

Na manhã desta quarta-feira, a UGT em conjunto com outras cinco centrais sindicais (CGTB, CTB, CUT, Força Sindical e NCST) está promovendo a 5ª Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília. Logo nas primeiras horas da manhã, um grande número de caravanas trazendo trabalhadores das mais diversas partes do país, se reuniram nas imediações do Estádio Mané Garrincha, ponto de concentração, de onde seguiram em marcha, rumo ao Palácio do Planalto.

A Marcha pelo Desenvolvimento e Valorização do Trabalho", tem como principais bandeiras a Redução da Jornada de Trabalho, Reforma Agrária, Trabalho Decente, Correção da tabela do Imposto de Renda, Redução dos Juros e do Superávit Primário, Ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT, Políticas Públicas Geradoras de Emprego e Renda e Igualdade de Remuneração entre Homens e Mulheres.

A UGT através de suas estaduais participou com delegações vindas de Pernambuco, Ceará, Pará, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Quando os manifestantes, estimados em cerca de 35 mil trabalhadores, se aproximaram do Congresso Nacional, foi realizado um grande ato público, onde as principais lideranças sindicais presentes ao evento, se revezaram no uso da palavra em defesa da pauta de reivindicações apresentadas ao governo.

O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, destacou em seu discurso a necessidade de se estabelecer uma contrapartida social. " O governo agora sabe com toda clareza possível que cada centavo que for usado para apoiar os setores econômicos em crise, que há uma reivindicação clara dos trabalhadores a favor das contrapartidas sociais".

Após o ato público, representantes das seis centrais estiveram reunidos com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), a quem solicitaram que fosse adotado "regime de urgência" para votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) pela redução da jornada de trabalho.

Em seguida, as centrais tiveram uma audiência com ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Luís Dulci, para quem foram entregues um documento unitário contendo propostas do movimento sindical para combater a crise. (galeria de fotos)

Solidariedade - Ainda durante o ato público, a UGT manifestou sua solidariedade à CUT, em virtude do acidente envolvendo trabalhadores que saíram do Maranhão em direção à Brasília, vitimando três pessoas e ferindo outras. "