Secretaria de Acessibilidade da UGT prepara cronograma de ações

28/11/2008

Inclusão, Qualificação e Conscientização". Esses conceitos deverão ser a base do tripé que sustentará as ações da Secretaria de Acessibilidade da UGT, que esteve reunida nesta sexta-feira, dia 28, na sede nacional da entidade, na capital paulista. A elaboração de um cronograma de atividades foi a pauta do encontro que contou com participação da secretária de Assuntos para Acessibilidade , Silvana Mesquita da Silva, que também ocupa o cargo de vereadora no município e Guarulhos, onde foi eleita pelo PV com 5.841 votos, para seu quarto mandato consecutivo.

Silvana estava acompanhada do presidente da Associação Pelo Direito da Pessoa Deficiente (ADPD), Firmino Manoel da Silva. Ambos, com ampla militância na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, abordaram aspectos que devem ser levados em consideração pela central para tratar da questão do deficiente, principalmente no que diz respeito a sua inclusão no mercado de trabalho.

"Além de vencer a barreira do preconceito, também é fundamental se investir na qualificação profissional das pessoas com deficiência, para que elas estejam preparadas para ocupar seu espaço no mercado de trabalho", destacou Silvana Mesquita, opinião compartilhada por Firmino da ADPD, para quem "não dá para falar de inclusão sem antes falar de qualificação".

O presidente da UGT, Ricardo Patah, assegurou que a central não poupará esforços para implementar todas as ações que Secretaria para Assuntos de Acessibilidade, julgar necessária, para se atingir seus objetivos.

Também participaram do encontro o secretário de Divulgação e Comunicação, Marcos Afonso, Isabel Kausz (Sindicato dos Comerciários), Manoel Roga e Eduardo Pavão (Secretaria de Organização e Políticas Sindicais), Edson Sena (Atasp) e Carlos Souza Lima, designado para cuidar das questões operacionais da secretaria."