29/08/2017
A direção gestora da UGT-SP encerrou em 25 de agosto o II Seminário da entidade no Centro de Lazer da Fecomerciários em Praia Grande. O evento, realizado nos dias 24 e 25, definiu as estratégias de ação sindical das diversas entidades filiadas frente à Lei 13.467, da reforma trabalhista. No encontro também circulou o primeiro número do jornal da Central estadual.
Decidiu-se também, e foi propagado no seminário, promover manifestações em todo o Estado de São Paulo para combater a lei que tira direitos fundamentais dos trabalhadores e sufoca as entidades sindicais, assim como a reforma previdenciária, em discussão na Câmara dos Deputados, e contra a política neoliberal do presidente Temer, que privilegia o capital em detrimento do trabalho.
Durante o seminário, coordenado pelo presidente da UGT-SP, Luiz Carlos Motta, e prestigiado por mais de 300 sindicalistas, foram ampliadas as discussões sobre as deliberações contidas na “Carta de Tupã”, tiradas em junho no I Seminário da entidade, enquanto especialistas debateram os rumos do movimento sindical neste momento difícil do País.
Para Motta, a UGT-SP está pronta para enfrentar os desafios. “A UGT não vai esmorecer com as ameaças impostas pela reforma trabalhista. Se a hora pede mudanças, vamos, então, nos reinventar, reestruturar nossas entidades onde for preciso, na certeza de que o sindicalismo brasileiro vai sobreviver a esta onda de ataques neoliberais.”
Nos dois dias de evento, cinco especialistas ministraram palestras sobre temas diversos, como os impactos da reforma trabalhista nas entidades sindicais e discussão sobre a medida provisória que Temer prometeu editar para amenizar efeitos danosos da lei aos trabalhadores. Os palestrantes também tiraram dúvidas levantadas pelos participantes.
Coordenação
O evento teve a coordenação geral do presidente Luiz Carlos Motta; além do vice-presidente Amauri Sérgio Mortágua; do secretário de Finanças, Rogério José Gomes Cardoso; do secretário-geral, Francisco Xavier da Silva Filho; do secretário de Assuntos Jurídicos, José Gonzaga da Cruz; do secretário de Formação Política, Edson André dos Santos Filho; do secretário de Comunicação e Imprensa, Marcisio Mendes de Moura; e da secretária da Juventude da UGT-SP, Daniela Gomes de Souza.
Fonte: Imprensa Fecomerciários
UGT - União Geral dos Trabalhadores