16/08/2017
A União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de trabalhadores durante acidente em usina da Gerdau, no município de Ouro Branco/MG, nessa terça-feira, 15 de agosto, que também feriu vários outros colaboradores da empresa, alguns em estado grave.
Nossa solidariedade à família, aos amigos e aos colegas de trabalho nesse momento de dor. Que Deus acalente o coração daqueles que tiveram seus entes envolvidos nesse grave e triste acidente e dê descanso eterno aos que partiram.
Acidente semelhante ocorrido na Gerdau, em novembro do ano passado, matou outros três funcionários, o que vem corroborar a denúncia feita pelos próprios trabalhadores sobre a falta de manutenção das instalações e a precarização das relações de trabalho. É preciso que as causas sejam apuradas com rigor pelas autoridades competentes, com punição severa aos responsáveis.
Infelizmente, o Brasil ocupa o trágico 4º lugar no mundo em ocorrência de acidentes de trabalho, atrás somente de China, Índia e Indonésia. São, em média, 700 mil acidentes anuais, que resultam em cerca de 2.500 mortes, segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência Social.
São índices que nos envergonham e sobre os quais não podemos nos calar. O lucro a qualquer preço não pode se sobrepor à vida dos seres humanos.
Paulo Roberto da Silva
Presidente da UGT-MG
UGT - União Geral dos Trabalhadores