01/08/2017
Em Campos Novos, expressivo número de educadores discutiram temas relevantes para o futuro da educação
Mais de 600 professores, auxiliares da administração escolar, dirigentes sindicais, autoridades e convidados participaram das discussões sobre o processo de mudanças pelas quais passa a educação, durante os dias 24, 25 e 26 de julho de 2017, na cidade de Campos Novos, no XXIII QUALIEDUC, Seminário de Trabalhadores Sobre Qualidade em Educação, promovido pela FETEESC e Sindicatos Filiados, realizado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos dos Trabalhadores (IPET), com apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC) e Prefeitura Municipal de Campos Novos/SC.
O tema central “A Educação em Tempos de Mudanças” norteou os trabalhos abertos com a palestra do Professor Carlos Eduardo Sanches que trouxe dados atuais e informações preciosas para entender e aclarar os desafios que se impõem a trabalhadores e suas respectivas entidades representantes, sindicatos.
Como decorrência do Tema Central, no dia seguinte, mesas tratando dos subtemas:
- Impactos das Mudanças na Sala de Aula - coordenada pelo Professor Antônio B. Neto, Presidente do SINPRO FPOLIS, que teve como expositores os Professores Gilson Rocha Reynaldo e Eduardo Guerini.
Sob a coordenação do Professor Carlos Magno da Silva Bernardo, Presidente do SINPROESC - Sindicato anfitrião, a mesa - Novos Desafios para o Movimento Sindical, que contou com o Professor Paulo Roberto Gonçalves – Diretor do SINPROESC e Oswaldo Augusto de Barros - Presidente da CNTEEC como expositores.
Aconteceram também, três Oficinas de Trabalho que trataram do seguintes temas:
I - IV Ciclo de Debates: CONAE 2010, CONAE 2014: O que esperar da CONAE 2018? coordenada pelo Professor Pércio Tarso da Luz;
II - Tecnologia em Sala de Aula - coordenada pela Professora Márcia Loch;
III - Plano Municipal de Educação (2015/2025) Documento Base: O que Avançou? coordenada pelo Professor Elson Quil Cardozo.
Foram três dias de muito trabalho e debates em plenária, com a participação maciça de expressivo número de profissionais da educação que juntos, construíram o documento que norteará as ações futuras na área da educação e atuação sindical, e, que será devidamente registrada na “Carta de Campos Novos”.
Atividades culturais abrilhantaram o evento, mostrando projetos possíveis e importantes que complementam a educação valorizando potenciais, através da arte e cultura.
Agradecemos a todos e todas que fizeram deste XXIII QUALIEDUC o sucesso que foi e esperamos que o XXIV seja ainda melhor.
Texto/Fotos: Paulo Cesar Amante
UGT - União Geral dos Trabalhadores