05/06/2017
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O objetivo dessa data é chamar a atenção da população mundial para a importância da preservação do meio ambiente em todas as suas esferas.
A UGT (União Geral dos Trabalhadores), por meio de sua Agenda 2030, incentiva entidades e lideranças sindicais, assim como a população em geral, a se engajar nessa preservação, que vai muito além do meio ambiente – trata-se, na verdade, da preservação da vida.
A Agenda 2030 é uma iniciativa da UGT que visa alcançar, até o ano de 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela ONU.
Entre os 17, sete tratam especificamente de questões ambientais. São eles:
Objetivo 6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;
Objetivo 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
Objetivo 11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
Objetivo 12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
Objetivo 13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
Objetivo 14 - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
Objetivo 15 - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
“É muito importante abordarmos diariamente cada um desses pontos em todas as nossas ações. Trata-se da preservação da nossa vida. Cuidar do meio ambiente é garantir saúde e sobrevivência às próximas gerações, ao mundo. Todo dia é dia do meio ambiente, mas, em 5 de junho, especificamente, vale ressaltar a importância de incluir na agenda da sociedade – seja empresa, empregado, sindicato, governo, escola – temas como a preservação do meio ambiente e, consequente, economia e sustentabilidade”, alerta Cristina Palmieri, membro do Comitê de Sustentabilidade e da Jornada 2030 da UGT.
“Está mais do que na hora da coleta seletiva, por exemplo, fazer parte do dia a dia das pessoas. A reciclagem é uma necessidade. Sem falar em desperdícios ou consumos exagerados – isso simplesmente não pode mais acontecer”, complementa Cristina.
UGT - União Geral dos Trabalhadores