03/11/2008
São Paulo - O Ministério Público do Trabalho e a Polícia Militar Rodoviária realizaram na quinta-feira, 30, em 22 cidades do interior de São Paulo, operação para verificar as condições dos veículos que transportam trabalhadores rurais. Na região, procuradores e policiais fizeram Blitz em Morro Agudo e Serrana.
Um dos objetivos da ação foi iniciar um trabalho de prevenção e conscientização de acidentes. Nos últimos 12 meses, foram registrados três acidentes com ônibus rurais da região, com 18 vítimas leves e uma fatal, nas rodovias de Serrana, Pontal e Ribeirão Preto. O acidente mais recente ocorreu há uma semana, no trevo da Vicinal Arlindo Vicenti, em Altinópolis. O choque entre um ônibus com 36 trabalhadores rurais e um Passat fez 16 vítimas.
Operação vistoriou 144 veículos de transporte de trabalhadores rurais
aplicou 122 autos de infração, com 15 apreensões e o recolhimento da documentação de 40 ônibus, sete deles com licenciamento vencido. Os procuradores encontraram ainda 58 trabalhadores sem registro e cinco menores em situação irregular.
A ação envolveu 14 procuradores e 134 policiais, em 19 pontos em todo o Estado, nas regiões de Campinas, Bauru, Sorocaba, Araraquara, Presidente Prudente, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos. As irregularidades mais comum encontradas nos transportes durante a operação foram: falta de extintores de incêndio, pneus sem condições de rodagem, tacógrafo irregulares e assentos sem fixação.
UGT - União Geral dos Trabalhadores