Fenatest chega aos 25 anos, comemorando Bodas de Prata

01/06/2017

Foi há exatamente 25 anos, no dia 10 de maio de 1992 na cidade de Vitoria-ES, sendo naquela oportunidade exatamente um Domingo de Dia das Mães; a Criação e Fundação da FENATEST, dentro da Escola Técnica Federal na Av. Vitória no nosso querido Estado do Espírito Santo, por iniciativa dos seguintes Sindicatos de Técnicos de Segurança do Trabalho dos seguintes Estados (Fundadores), BA, ES, MG, RJ, SP e SE.

Houve apoio e aprovação pela criação e fundação de inúmeros sindicatos estaduais de TST, que não tiveram condições em comparecer.

Seus FUNDADORES presentes nos dias 09 e 10 de maio de 1992 (Organização e Assembleia e Fundação) foram:

São Paulo: José Ferreira do Nascimento, José Augusto da Silva Filho, Wilson Lourenço, Valdete Lopes Ferreira e Francisco Thomé Filho. Minas Gerais: Levil Batista Franca e José Rosa de Oliveira. Sergipe: Waldir de Oliveira Santos e Heribaldo Corrêa Barreto. Bahia: Jaziel Aristides de Carvalho, João Dias Siqueira e Gilberto Carvalho Silva. Rio de Janeiro: Elias Bernardino da Silva Júnior, Nelson Rafael Silva e José Luiz Rianelli. Espírito Santo: Sebastião França Moté.

Visando atender a solidificação da estrutura desta Federação, estive pessoalmente, na qualidade de Presidente da FENATEST, praticamente em todos os Estados que estavam desorganizados, auxiliando-os a fundar os seus sindicatos e naturalmente, buscando as suas respectivas filiações, ou seja, as adesões necessárias dos sindicatos de técnicos de segurança do trabalho, condição ímpar para uma base sólida e de grande representatividade sindical, por todo o Brasil.

Avanços? Podemos dizer que sim, pois desde a sua fundação, a FENATEST avançou mais do que regrediu. Na verdade, o papel da nossa entidade maior é mais amplo que alguns profissionais pensam. Até mesmos os mais experientes e os “novatos da área” que já ocupam uma parcela grande no nosso mercado de trabalho, confundem e “misturam” as formas de atuação sindical no âmbito estadual e nacional.

Ora! Sindicatos Estaduais devem fazer o papel de aglutinação dos profissionais TST na base, promovendo ações nos seus estados, de mobilização, reivindicando direitos e promovendo deveres. Os sindicatos devem continuamente buscar fortalecimento que é a representatividade ATRAVÉS DE FILIAÇÕES, de CONQUISTAS DOS ESPAÇOS e de CONVIVÊNCIA FRATERNA com outras entidades de atuação em SST. Cabe aos Técnicos de Segurança do Trabalho cobrar este fortalecimento e fiscalizar as ações.

Categorizado em: Geral,