25/05/2017
A União Geral dos Trabalhadores (UGT), por meio da Jornada 2030, juntamente com seu Comitê de Sustentabilidade, foi selecionada para constituir a Comissão Nacional de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como representante da sociedade civil.
A Jornada 2030 é uma iniciativa da UGT que não apenas promove os ODS, mas mobiliza entidades sindicais e lideranças para a implementação dessa importante agenda no País.
Criada pelo governo, a partir do Decreto nº 8.892, de 31 de outubro de 2016, a Comissão, que contará também com representantes dos governos estaduais e municipais, tem como missão elaborar um plano de ação para implementação da Agenda 2030; propor estratégias e programas para a implementação dos ODS; elaborar relatórios periódicos e subsídios para discussões sobre o desenvolvimento sustentável em fóruns nacionais e internacionais; identificar, sistematizar e divulgar boas práticas e iniciativas que colaborem para o alcance dos ODS; e promover a articulação com o órgãos e entidades públicas para disseminar e implementar a Agenda 2030 nos níveis estadual e municipal.
A Agenda 2030 faz parte de um Protocolo Internacional da Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) que define a estratégia mundial de desenvolvimento. Assim, o Brasil se comprometeu a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Entre as principais metas, estão erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia, crescimento econômico, trabalho decente, industrialização, infraestrutura, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, padrões de consumo e produção sustentáveis e mudanças do clima.
A ação sindical, hoje, aborda questões que vão além do debate sobre salários e condições de trabalho. Saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e muitos outros temas impactam a vida do trabalhador e lutar por melhorias em todas essas esferas é o atual papel dos sindicatos. Considerando que os ODS buscam atender às mesmas expectativas, ação sindical e tais objetivos são elementos absolutamente integrados.
A UGT fará parte da Comissão Nacional de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos próximos dois anos, representada pelo secretário da Juventude e coordenador da Jornada 2030 na UGT, Luiz Gustavo de Pádua Walfrido Frilho (titular), e por Cristina Palmieri (suplente), membro do Comitê de Sustentabilidade e da Jornada 2030 da central sindical.
“Estamos muito empenhados para mais esse desafio. Quanto mais espaços tivermos para promover a Jornada 2030, melhor para todo o País. Foi uma honra para a UGT ser selecionada para representar a sociedade civil nessa Comissão. Vamos incentivar ações integradas com todas as esferas envolvidas e reforçar o protagonismo do movimento sindical em ações efetivas para o alcance dos objetivos sustentáveis”, disse Gustavo.
UGT - União Geral dos Trabalhadores