Presidente da UGT recepciona representantes do governo americano.

17/10/2008

A diretoria nacional da UGT(União Geral dos Trabalhadores) recebeu, nesta sexta-feira(17) a visita de Mark A. Mittelhauser, diretor-adjunto do Escritório Internacional do Trabalho e Responsabilidade Social, do governo norte americano. Ele esteve acompanhado do primeiro secretário da Seção Política, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Peter G. Tinsley e de Arlete Salvador, assistente de política. O objetivo da visita, segundo Mark, foi para conhecer as prioridades da UGT no campo das políticas em defesa dos excluídos, já que pertencemos a uma unidade governamental que cuida de assuntos trabalhistas no mundo e promove ações em defesa dos direitos dos trabalhadores", explicou. Disse que está no Brasil para iniciar um projeto com o governo brasileiro, em parceria com a OIT(Organização Internacional do Trabalho) de combate ao trabalho escravo. " E vamos precisar muito da ajuda de setores da sociedade", complementou, referindo -se a entidades representativas da classe trabalhadora.

O presidente da UGT, Ricardo Patah, ficou satisfeito com as informações fornecidas pelos visitantes americanos e aproveitou para fazer um resumo das atividades desenvolvidas, algumas delas em parceria com outras centrais sindicais, como a questão das resoluções 151 e 158, da OIT, as políticas sociais do governo Lula. Explicou que ele(Patah) não está filiado a nenhum partido político justamente para ter mais liberdade em dialogar com todos as esferas governamentais. "Todas as questões que visem dar maior transparência à democracia brasileira, a UGT apóia", esclareceu Ricardo Patah. Citou também outras iniciativas, como o protocolo de intenções que está para ser firmado com a Fundação Vale do Rio Doce com vistas a combater a prostituição infantil e a participação, no próximo ano, do Fórum Social, em Belém(PA).

Mark e Peter fizeram várias perguntas aos diretores da UGT, justificando que tem interesse em coletar informações para melhor poder viabilizar o projeto contra o trabalho escravo. Patah comentou que muitas vezes as autoridades brasileiras reclamam do tratamento que imigrantes brasileiros têm no Exterior, ao passo que "aqui temos exemplos claros de trabalho escravo", citando como exemplo inúmeros bolivianos e paraguaios que vivem praticamente em regime de escravidão . "Volto para os Estados Unidos satisfeito com esse encontro, já que pude conhecer de perto as perspectivas da UGT, uma central sindical nova mas preocupada com importantes problemas sociais", concluiu Mark A. Mittelhauser, que recebeu das mãos de Patah kits contendo material ilustrativo sobre a UGT, inclusive camiseta. Além de Ricardo Patah, participaram da comissão anfitriã, Laerte Teixeira da Costa(Vice-Presidente), Marcos Afonso Oliveira(Secretário de Divulgação e Comunicação), Avelino Garcia Filho(Conselheiro), Antonio Evanildo Cabral e Rubens Romano(representantes do Sindicato dos Comerciários de São Paulo)"