Horário de verão é fundamental para separar horário de pico""

13/10/2008

De acordo com o presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Carlos Reis, o horário de verão diminui o consumo em no máximo 4%, durante os quatro meses em que vigora. Essa queda não representa grande economia, mas faz diferença, pois a medida tira a sobrecarga dos horários de pico, estabelecendo melhor distribuição entre residências e empresas. No ano passado, o ONS (Operador Nacional do Sistema) registrou queda pouco superior a dois mil megawatts de consumo no período do horário de verão, com economia de R$ 10 milhões".

O horário de verão começa à zero hora do dia 19 de outubro, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora, até 15 de fevereiro de 2009. Em 2008, foi oficializada determinação para que, todos os anos, o horário de verão ocorra sempre no mesmo período: do terceiro domingo de outubro ao terceiro domingo de fevereiro. Haverá exceção quando este coincidir com o Carnaval, sendo então a mudança adiada por uma semana. "