21/03/2017
A Secretaria Nacional da Diversidade Humana da UGT promoveu no sábado dia 18, no Clube Recreativo Siemaco-Rio, uma celebração em referência ao dia internacional de luta pela eliminação da discriminação racial, comemorado oficialmente no dia 21 de março.
A data foi criada em memória às vitimas da Chacina de Shaperville, que em 21 de março de 1960 foram covardemente assassinadas pela polícia sul africana. A partir de 1966, portanto, há 51 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu a data como um marco para a eliminação da Discriminação Racial, e instituiu o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Uma referência no calendário de luta das mulheres do Brasil que promovem uma série de atividades com o objetivo de aprofundar o debate em torno da questão racial no Brasil e no mundo.
Durante o ato também foram registradas manifestações pela inclusão das cláusulas raciais e homofóbicas nos acordos e convenções coletivas de trabalho.
Para a Secretária da Diversidade Humana da UGT, Ana Cristina Santos Duarte, passados 51 anos desde a criação da data, ainda é preciso avançar muito na luta para erradicar a discriminação e o preconceito do mundo do trabalho, mas enquanto central sindical a UGT vem promovendo ações para dar visibilidade a esta causa.
UGT - União Geral dos Trabalhadores