UGT reconhece a importância do Programa Mercosul Social

09/10/2008

A criação, por parte do governo federal, do programa Mercosul Social e Participativo se constituirá em mais uma ferramenta importante para um melhor relacionamento dos movimentos sociais do Brasil com as esferas governamentais. A informação é do Secretário de Políticas Públicas da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Valdir Vicente de Barros. O programa foi instituído através do decreto 6.594/08, assinado pelo presidente Luíz Inácio Lula da Silva em cerimônia realizada na segunda-feira(6) no Palácio do Planalto e que contou com a presença diversas de personalidades políticas, diplomáticas e lideranças sindicais, inclusive o próprio presidente da UGT, Ricardo Patah e Valdir Vicente, representante ugetista no Fórum Consultivo Econômico-Social, do Mercosul. A medida, segundo Vicente, irá beneficiar os movimentos sociais que atuam direta ou indiretamente no Mercosul.

O programa Social e Participativo abrange ações culturais, educativas, sociais e produtivas que incentivam a participação do cidadão e de movimentos sociais nas atividades do bloco econômico sul-americano. Dentre os objetivos do programa constam divulgar as políticas, prioridades, propostas em negociações e outras iniciativas do governo brasileiro
fomentar discussões no campo político, social, cultural, econômico, financeiro e comercial e encaminhar propostas e sugestões que lograrem consenso, no âmbito das discussões realizadas com as organizações da sociedade civil, ao Conselho do Mercado Comum e ao Grupo do Mercado Comum do Mercosul. Os movimentos sociais no Mercosul e, sobretudo, na América do Sul, precisam voltar a se encontrar mais vezes para ajudar a nortear as políticas governamentais", defendeu Lula depois de assinar o decreto.

Estiveram presentes na solenidade o ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência, deputado federal, Dr. Rosinha, presidente do Parlamento do Mercosul, Carlos Cacho Alvarez, presidente da Comissão de Representantes do Mercosul(CRPM), dirigentes das centrais sindicais UGT, CUT, CGTB, CTB, Força Sindical, Nova Central Sindical. O secretário Valdir Vicente, da UGT foi convidado para fazer parte da mesa diretiva dos trabalho ao lado de ministros de Estado e do presidente Lula."