Busca pe igualdade marca Seminário das Dirigentes em Postos de Combustíveis

08/03/2017

Telma Cardia, presidente do Sindicato dos Frentistas de Guarulhos e Região (Sinpospetro de Guarulhos/SP), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e secretária da Mulher da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) realizou, no dia 07 de março, a abertura do III Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis, que encerrou nesta quarta-feira 08, em Brasília/DF.

O evento, que aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, reuniu trabalhadoras de norte a sul do país, foi marcado pela emoção, uma vez que o assassinato da frentista Aline Cristina das Neves, no mês passado, em Jundiaí, São Paulo, foi lembrado e repudiado por Telma Cardia, que se emocionou e disse ser repugnante o que aconteceu.

Telma Cardia cobrou das trabalhadoras de postos de combustíveis uma participação efetiva no movimento sindical. Ela citou como exemplo, o movimento das mulheres dos policiais no Estado do Espírito Santo, que bloquearam os quartéis para exigir aumento salarial para os maridos. “Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades de ser e de fazer outra pessoa feliz”.

Para o secretário-geral da CNTC, Lourival Figueiredo de Melo, os sindicalistas homens não podem ficar inertes a violência contra a mulher. A cada minuto uma mulher é agredida, ofendida, sofre assédio sexual e todo o tipo de violência. Segundo ele, essa violência só vai acabar quando os homens tiverem consciência do cumprimento da Constituição Federal, que deixa claro que todos são iguais. Ele pediu que os homens se unam na defesa do respeito às mulheres. “Muitos homens  fazem discursos em defesa das mulheres, mas depois tripudiam da luta feminina. Lutar pelas mulheres é ter compromisso”, completou. Lourival de Melo se emocionou ao final da sua fala ao lembrar-se de sua mãe.