17/02/2017
Com a presença de lideranças sindicais de várias regiões de Minas e de outros estados e de alunos e profissionais de Direito, foi realizada nessa quinta-feira, 16 de fevereiro, em Belo Horizonte, o seminário “Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista e suas implicações na vida do trabalhador”.
Promovido pela UGT-MG, em parceria com o Programa de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça (PRUNART/UFMG), teve lugar no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, no centro da capital mineira.
As propostas contidas na reforma da Previdência (PEC 287/2016) foram abordadas na parte da manhã pelo professor e vice-presidente de Assuntos da Seguridade Social da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal/ANFIP, Décio Bruno Lopes, e pela coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli. O período da tarde foi dedicado ao tema da Reforma Trabalhista (Projeto de Lei N. 6787/2016), a cargo da advogada e consultora Zilmara David de Alencar.
Em abordagens bastante didáticas, os palestrantes fizeram um paralelo sobre como é a situação hoje e como será no futuro caso a PEC 287/2016 e o PL 6787/2016, enviados pelo governo, sejam aprovadas pelo Congresso Nacional. A opinião unânime é de que, nos dois casos, há perdas irreparáveis para todos os trabalhadores, da iniciativa privada, do setor público, urbanos e rurais.
Presenças
O seminário contou com a presença do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, do secretário de Finanças da UGT Nacional, Moacyr Pereira, e o secretário da UGT-RJ, Sérgio Antônio Alves do Carmo.
Também prestigiaram o evento, entre outros convidados, a Chefe de Relações do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, Alessandra Parreiras; a procuradora do MPT-MG, Ana Cláudia Nascimento Gomes; o presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/MG, Bruno Reis de Figueiredo; e o jornalista e radialista Eduardo Costa.
Cooperação técnica entre UGT-MG e PRUNART-UFMG
A abertura do seminário foi marcada por um ato importante para a UGT-MG e sua atuação em favor do mundo do trabalho: a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a central ugetista mineira e a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do PRUNART.
O acordo prevê uma série de atividades conjuntas como intercâmbios de conhecimento; constituição de espaços de diálogo e estudos; promoção de eventos científicos; busca de soluções para situações problemas no âmbito do mundo do trabalho; contribuir para a democratização da organização do trabalho; e promover a capacitação de dirigentes sindicais e suas assessorias jurídicas.
O acordo foi assinado pelo presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva, e o coordenador-geral do PRUNART-UFMG, o professor-doutor Antônio Gomes Vasconcelos.
Novas filiações
O seminário foi marcado também por novas filiações à UGT-MG. Durante o evento, dois sindicatos assinaram a ficha de filiação à central ugetista mineira.
A partir de agora, passam a compor a base ugetista o SINCAVIR (Sindicato dos Taxistas), que esteve representado por seu dirigente, Avelino Moreira Araújo; e o Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiros e Trabalhadores nas Indústrias de Confecções de Roupa, Cama, Mesa e Banho de Belo Horizonte e Região Metropolitana, representado pelo presidente Antônio Carlos Francisco dos Santos.
Participaram da solenidade de assinatura das fichas de filiação o presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva; e o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah.
Fonte: Imprensa UGT Minas Gerais
UGT - União Geral dos Trabalhadores