Obama reafirma decisão de obter reforma migratória integral

12/05/2009

MÉXICO, México (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reafirmou no México, sua intenção de obter uma reforma migratória integral que favoreça os milhões de imigrantes ilegais que vivem na América.

Estamos revisando os laços profundos que unem nossos povos e as medidas que podemos adotar para enfrentar o desafio que envolve a migração, e isto inclui a aprovação da reforma integral que estou dedicado a sancionar", disse Obama ao falar no jantar oferecido por seu colega mexicano, Felipe Calderón.

Ao menos 12 milhões de imigrantes trabalham ilegalmente nos Estados Unidos, sendo a metade mexicanos.

"É muito promissor que sua administração tenha uma avaliação mais justa e compreensiva da migração. Que busque uma solução integral para este problema e que esteja consciente da enorme contribuição dos trabalhadores mexicanos ao bem-estar dos americanos", destacou Calderón.

O jantar foi a última atividade oficial de Obama em sua breve visita ao México, a primeira a um país da América Latina, antes de partir para a Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago."