Sem PM, Grande Vitória fica sem ônibus pelo 2º dia; escolas fecham

07/02/2017

Sem a Polícia Militar nas ruas nesta terça-feira (7), a Grande Vitória e outras cidades do Espírito Santo têm o segundo dia com escolas, postos de saúde e parte do comércio fechado. Os ônibus também não circulam nos 7 municípios da região metropolitana da capital capixaba. Desde sábado (4), protestos de familiares por reajuste salarial impedem a saída de PMs de quartéis em várias cidades.

A falta dos policiais militares nas ruas vem provocando uma onda de violência. Desde sábado, foram registradas 68 mortes violentas, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol). O governo não confirma o número. Dois ônibus foram incendiados na noite de domingo (5), e há relatos de arrastões e de assaltos a lojas.

As prefeituras da Grande Vitória e das cidades de Linhares e Cachoeiro de Itapemirim suspenderam o início do ano letivo municipal na segunda-feira (6) e os postos de saúde não abriram. As aulas das escolas estaduais também estão suspensas. Os ônibus pararam de circular às 16h da segunda. Órgãos da Justiça também fecharam as portas.

Homens das Forças Armadas e da Força Nacional (formada por policiais de outros estados), começaram a fazer policiamento ostensivo nas ruas da Grande Vitória nesta segunda-feira (6). Nas cidades do interior, o policiamento vai acontecer de forma gradativa.

Entenda a crise na segurança no ES

-  Os PMs reivindicam aumento nos salários, pagamento de benefícios e adicionais e criticam as más condições de trabalho

- Como não podem fazer greve, as famílias foram para a frente dos batalhões para impedir a saída dos PMs

- O bloqueio começou no sábado (4) e atinge a Grande Vitória e cidades como Linhares, Aracruz, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Piúma

- Desde então, o estado registrou 65 mortes violentas, ante 4 em todo o mês de janeiro, segundo o sindicato da Polícia Civil

- Escolas, postos de saúde e parte do comércio estão fechados desde segunda-feira (6); os ônibus da Grande Vitória pararam de circular.

- 200 Homens da Força Nacional e 1.000 das Forças Armadas fazem policiamento na Grande Vitória desde segunda.

Confira como será o funcionamento das cidades nesta terça-feira:

Entidades empresariais

Fecomércio, CDL Vitória, CDL Serra e Sindilojistas. A orientação é para que os lojistas não abram seus estabelecimentos enquanto não houver segurança.

Supermercados

A Acaps informou que as lojas vão abrir normalmente hoje. Caso a insegurança permaneça, deverão fechar.

Postos

O Sindipostos-ES orientou os postos de combustíveis a paralisarem suas atividades até que tudo se normalize. Mas a decisão é de cada revendedor.

Bancos

Caixa Econômica - vai avaliar a evolução do processo para retomada de suas atividades.

Banestes e Itaú -  vão abrir normalmente.

Bradesco -  agências fechadas

Sicoob - vai decidir como será o funcionamento das agências no estado nesta terça, depois que forem divulgadas novas informações sobre a situação da segurança pública.

Shoppings

Shopping Vitória - funcionamento normal.

Shopping Jardins em Vitória - só abrirá com policiamento e transporte público regularizados.

Shopping Vila Velha - funcionará normalmente hoje, das 10h às 22h.

Shoppings Mestre Álvaro, Moxuara, Montserrat, Praia da Costa - vão abrir normalmente.

Escolas com aulas suspensas

Rede estadual - todas as escolas.

Ifes - as aulas estão suspensas em todos os campi.

Ufes - aulas suspensas nos quatro campi.

Prefeituras

Vitória - Não funcionarão escolas, unidades de saúde, o setor administrativo, a Casa do Cidadão e os Creas.

Vila Velha -  Escolas não funcionarão e apenas uma unidade de saúde atenderá em cada região. Os PAs da Glória e de Cobilândia irão abrir. A vacinação contra a febre amarela está mantida nas seguintes unidades: Jaburuna; Ibes, Paul, Jardim Marilândia; Barra do Jucu.

Serra - Apenas os PAs e a Maternidade de Carapina estarão funcionando. O expediente administrativo e as aulas estão suspensos.

Cariacica - Todas as atividades estão suspensas.

Viana - Todas as atividades estão suspensas, exceto o PA Arlindo Villaschi ficará aberto para atender urgência e emergência.

Guarapari - Aulas suspensas.

Linhares - Todas as atividades estão suspensas.

Cachoeiro de Itapemirim - aulas suspensas e unidades de saúde fechadas. Apenas a UPA de Marbrasa ficará aberta para atender casos de urgência e emergência.

Categorizado em: Geral,