29/09/2008
UGT REALIZA PLENÁRIA DA EXECUTIVA NACIONAL EM BH
Central convoca 4ª reunião da executiva nacional para terça-feira, 30, na sede da Federação dos Metalúrgicos, na Capital. Serão discutidos temas sindicais e de sua estrutura interna.
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) convocou seus representantes para a 4ª reunião da executiva nacional do ano, a se realizar nesta terça-feira, 30, na sede da Federação dos Metalúrgicos do Estado - Rua Curitiba, 1269 - Centro (em frente ao Minascentro). Estarão presentes, dentre outros, o presidente da UGT, Ricardo Patah, o secretário geral, Canindé Pegado, e o secretário nacional do Servidor Público, Aldo Liberato.
O evento terá inícios às 8hs ou às 9hs, em caso de segunda convocação. Serão discutidos temas sindicais de suma importância no momento, como o anteprojeto que institui a contribuição negocial, a Portaria 186 do MTE, a Súmula 666 do STF e o Enunciado 119 do TST. Também serão debatidas questões organizacionais da UGT, como sua estrutura administrativa, sua contribuição associativa, organização política internacional e critérios oficiais de representatividade.
Repúdio à portaria 186
A Portaria 186 do MTE é uma das medidas em relação às quais o movimento sindical já se posicionou. O secretário do Servidor Público, Aldo Liberato, também presidente da FESEMPRE, é taxativo em relação a seu caráter prejudicial. Segundo ele, ela faz parte de um esquema maior, aliado a outras medidas, como o Enunciado 119, que propõe a facultatividade da contribuição sindical, para desmantelar o sindicalismo.
Ela propõe o controle dos sindicatos e abre precedentes para a fragmentação da base de representação dos trabalhadores no âmbito federativo e confederativo. Pregamos a pluralidade dentro da unicidade, pois aquele velho ditado de que a união faz a força é verdade inquestionável para os trabalhadores. O que estão chamando de liberdade é na verdade uma estratégia para causar um racha no sindicalismo, debilitando-o".
"
UGT - União Geral dos Trabalhadores