05/01/2017
O SIEMACO Baixada Santista em conjunto com a FEMACO, Benefício Social UPS, no dia 04 de janeiro de 2017, fez a doação de dezenas de cestas básicas para as famílias assoladas pela terrível queimada no Caminho São Sebastião, onde por sorte não houveram mortos.
As perdas são de toda uma vida já que sobraram apenas algumas paredes de 2 casas, o restante das casas foram consumidas pelas chamas.
Segue alguns trechos das declarações dos moradores:
Márcia Cristina é moradora do Sambaiatuba, bairro próximo ao local do incêndio, em São Vicente. Segundo ela, os moradores se atiraram na água para puxar a madeiras que estão pegando fogo, em uma tentativa de evitar que as chamas se espalhem. “É tudo muito triste”.
A situação foi confirmada por Cristiano Regis dos Santos, que estava na casa da tia, na Avenida Beira Rio, no Jóquei Clube, São Vicente, e se atirou no mar para ajudar os moradores da região afetada.
“Começamos a quebrar os barracos que não haviam sido atingidos pelo fogo para evitar que as chamas se alastrassem, mas o fogo estava muito forte e tinha muito vento. Não adiantou”.
Sem sucesso com a tentativa de conter as chamas, Cristiano disse que, assim como ele, muitos ajudaram a remover os moradores dos barracos e utensílios domésticos.
“Atravessamos (para o Jóquei) mulheres, homens e crianças. Também conseguimos recuperar alguns objetos, como colchões, geladeiras, fogão, sons, máquinas de lavar… Muitos colocaram o barco na água também para ajudar”
UGT - União Geral dos Trabalhadores