UGT apresenta projeto inédito em curso de formação da OIT

25/09/2008

O Projeto de Formação de Formadores via Internet , de autoria da UGT(União Geral dos Trabalhadores) do Brasil foi elogiado pelos representantes da OIT (Organização Internacional do Trabalho), durante o curso de Formação de Formadores, realizado em Turin (Itália), de 1º a 19 de setembro para lideranças sindicais dos países de língua portuguesa. O projeto, inédito, foi feito em aproximadamente quatro horas pelos representantes da UGT brasileira, Isabel Kausz dos Reis e Leonardo Vitor do Vale e consiste em promover esse tipo de curso com o uso da Internet, evitando com isso os costumeiros problemas de locomoção e, por outro lado, beneficiando a participação de um maior número de lideranças sindicais.

Conforme informações prestadas por Leonardo e Isabel, a implantação dessa nova metodologia terá como ferramenta básica a plataforma Solicomm, da OIT que oferece total segurança aos organizadores do curso e também aos que dele participem. Outra importância desse curso é que a própria Organização Internacional do Trabalho vai estar acompanhando e poderão participar lideranças sindicais não só do Brasil como do Exterior, em especial àqueles de língua portuguesas que estiveram presentes no curso em Turin.

Quando ao curso, realizado no Centro de Formação da OIT de Turin, Isabel e Leonardo contam que foi muito bom por ter sido adotado uma metodologia inovadora calcada no Movimento Internacional do Trabalho. Foram abordados temas relacionados a pedagogia da formação, atividades de planejamento da formação, informática na formação à distância, formadores de opinião que atuam diretamente com o trabalhador da base. Também serviu para a troca de experiência entre sindicalistas dos países da língua portuguesa", lembra Isabel Kausz dos Reis. Na última semana todos participaram de um ciclo de estudos no Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional(Cefosap) da UGT de Portugal. Do Brasil, além da UGT participaram representantes da CUT e Força Sindical."