Y. Yamada vai continuar com supermercados

28/12/2016

Uma das grandes preocupações da FETRACOM-PA/AP é com relação ao destino dos trabalhadores nas lojas Y. Yamada que, nos últimos dois anos, demitiram cerca de quatro mil funcionários. Neste ano, já foram demitidos 1.600 trabalhadores.

De acordo com Zé Francisco, ele conversou com o empresário Fernando Yamada, presidente da Abras, e esse lhe garantiu que o grupo vai continuar em atividade comercial no Pará. Eles desativaram o setor de eletroeletrônicos com o fim das isenções de impostos para produtos da chamada linha branca e passaram a fazer uma repactuação nas lojas do grupo que deve permanecer com supermercados para vendas no varejo e atacado. O ideal da diretoria do grupo é permanecer com quatro mil trabalhadores no Estado.

Todavia, segundo Zé Francisco, apesar dessa garantia de continuação das lojas Yamada, ainda tem a questão dos trabalhadores que foram demitidos e que, até o momento, ainda não receberam suas rescisões e outros direitos como FGTS, décimo terceiro, férias, seguro-desemprego etc. “É com relação à defesa desses trabalhadores que a gente está brigando com a Yamada, com o Fernando Yamada. Esse pessoal tem de receber para poder ir atrás de outros horizontes, mas eles estão ‘lisos’, não têm como pagar. Então, como é que vai ficar essa situação?” questiona o sindicalista.

Categorizado em: Geral,