Inspir lança estudo sobre a negociação de cláusulas raciais no Brasil

08/12/2016

Com uma pauta que incluiu debates sobre a conjuntura política pós-golpe na perspectiva dos trabalhadores negros e a Década Internacional dos Afrodescendentes, o Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir) lançou na última segunda-feira, 5, a publicação "A Negociação Coletiva de Cláusulas Relativas à Equidade Racial no Brasil em 2015".

Secretária da Diversidade Humana da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e coordenadora da campanha sobre a inclusão das cláusulas raciais nos acordos coletivos e convenções de trabalho promovida pela central sindical, Ana Cristina dos Santos participou da agenda.

Para ela, a publicação é mais um instrumento que confere às lideranças sindicais maior propriedade para discutir o assunto. Fruto de um estudo elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a obra, segundo, ainda, a secretária ugetista, resulta da soma de esforços de todos os envolvidos nas discussões acerca da igualdade racial no ambiente do trabalho.

"O acordo assinado entre os governos federal e estaduais para viabilizar o pagamento das dívidas tem gerado muitas demissões e os mais atingidos, via de regra, são os negros e negras. Somente através da unidade será possível reverter o atual quadro ", conclui ela.

Categorizado em: Geral,