20/09/2008
A nova diretoria da CONTEC eleita para o quadriênio 2008-2012 tomou posse nesta quinta-feira (18.09.08), durante confraternização em comemoração aos 50 anos da entidade, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.
A cerimônia reuniu 350 pessoas entre, sindicalistas de base, presidentes de confederações, federações e sindicatos, representantes de centrais sindicais, deputados federais, corpo diplomático do Japão, Alemanha e Cabo Verde. Além de representantes da Fenaban, Ceixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco de Brasília e de outras entidades como Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) e do PMDB Sindical.
No discurso de posse, o presidente da CONTEC, Lourenço Prado, lembrou a trajetória de lutas da entidade, as perseguições políticas sofridas no passado e, o assassinato do companheiro Aluízio Palhano, ex-presidente da confederação. Não podemos e não vamos esmorecer porque ainda temos muito que lutar", avisou Prado, ao lembrar da batalha contra a Portaria 186 do Ministério do Trabalho, que dá abertura para a pluralidade sindical.
"Temos de reverter essa medida. Esperamos que o governo reconheça que ela é um erro. Aos 50 anos, a CONTEC continuará lutando pela manutenção e pelo respeito às Leis da Constituição da República Brasileira. Continuaremos defendendo a unicidade sindical, a contribuição compulsória e o sistema confederativo", disse. Durante o evento a CONTEC homenageou presidentes de federação, de sindicatos e a diretoria da entidade, que muito contribuíram na luta por melhorias para os trabalhadores do sistema financeiro.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Franca e Região e Secretário para Assuntos de Finanças, Créditos e Seguros da UGT, Edson Roberto dos Santos, foi uma dos homenageados da noite, assumindo também a 2ª vice-presidência da entidade."
UGT - União Geral dos Trabalhadores